Cursos de Capacitação - INSCRIÇÕES ENCERRADAS - Maio/2024

O Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) está com inscrições abertas para os seguintes cursos de capacitação:

Pensamento Computacional  ministrado por José Amancio Macedo   RESULTADO AQUI!

Data/Hora: Sábado | 9h às 17h

Período: 04/Maio a 25/Maio - 2024

Ementa: Conceitualização do pensamento computacional. O pensamento computacional e a BNCC. Elementos do pensamento computacional: decomposição, abstração, reconhecimento de padrões, algoritmos. Algoritmos: entrada, processamento e saída. Elaboração de algoritmos com uma linguagem baseada em blocos. Expressões lógicas e aritméticas, estruturas de decisão, estruturas de repetição.

Introdução a Programação Através da Robótica com Arduino  ministrado por  Laila Mota   RESULTADO AQUI!

Data/Hora: Sábado | 9h às 17h

Período: 04/Maio a 25/Maio - 2024

Ementa: Introdução à Programação e Eletrônica (conceitos básicos de programação, introdução à eletrônica e componentes eletrônicos, apresentação da plataforma Arduino). Configuração do ambiente de desenvolvimento do Arduino. Estruturas de Controle e Sensores (estruturas de controle de fluxo, introdução aos sensores e sua utilização em projetos de robótica). Utilização de estruturas de controle para tomar decisões com base em sensores. Funções e Atuadores (definição e uso de funções no Arduino, atuadores e sua aplicação em projetos de robótica).

Programação Orientada à Objetos  ministrado por  Islame Felipe   RESULTADO AQUI!

Data/Hora: Segunda, Quarta e Sexta | 8h às 12h

Período: 06/Maio a 17/Maio - 2024

Ementa: Conceitos de Orientação a Objetos. Implementação de classes, interfaces, associação, e encapsulamento. Reuso de classes: herança e polimorfismo.

Java encontra Scrum: Desenvolvendo Software com Agilidade ministrado por  Rita Suzana   RESULTADO AQUI!

Data/Hora: Terça e Quinta | 8h às 12h

Período: 07/Maio a 30/Maio - 2024

Ementa: Processos de Software Planejados e Ágeis. Requisitos de Software. Método Scrum (Equipe de Trabalho e Atividades); Conceitos Básicos da Orientação Objeto; Programação em Java (Classe, Instância, Sobrecarga, Herança, Interfaces).

Ciência de Dados para Iniciantes com Python ministrado por  Mariese Santos   RESULTADO AQUI!

Data/Hora: Terça, Quarta, Quinta e Sexta | 19h às 22h

Período: 07/Maio a 17/Maio - 2024

Ementa: Análise descritiva dos dados (classificar variáveis, construir gráficos, medidas de tendência central e medidas de variação) e inferência dos dados (teste para uma amostra ou mais amostras; teste de correlação e regressão) Aprendizado de máquina (Aprendizado supervisionado e não-supervisionado).

Data/Hora: Segunda, Quarta e Sexta | 14h às 18h

Período: 13/Maio a 24/Maio - 2024

MLOps: Prática de DevOps com Docker para Machine Learning ministrado por Daniel Lucrédio   RESULTADO AQUI!

Período do Curso: 14/05 a 29/05/2024

Turno/Horário:

• 14/05 a 24/05 - Terça, Quarta, Quinta e Sexta | 19h às 21h
  • 27/05 a 29/05 - Segunda, Terça e Quarta | 19h às 21:45h

Modalidade: Online

Os cursos são gratuitos, com carga horária de 30 horas.

PÚBLICO-ALVO:
(esperado, mas não limitado a estes grupos)

• Estudantes universitários

• Profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação

Tais capacitações visam contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos no setor de TIC na Bahia, e potencializar carreiras para atender a demandas do mercado de trabalho.

INSCRIÇÕES:

Faça a sua inscrição através do link: https://bit.ly/ufba-tomorrow-maio-form

• Fim da inscrição: 29/04/2024

• Resultado da seleção:  30/04/2024 RESULTADO AQUI!

*É necessário ficar atento(a) ao e-mail, incluindo spam para garantir a matrícula*

CERTIFICADO:

Ao fim do curso, os(as) concluintes serão submetidos(as) a uma avaliação de desempenho. Receberão certificados de conclusão aqueles que alcançarem aproveitamento igual ou superior a 60% no exame avaliativo e frequência de, pelo menos, 75% das aulas presenciais.

CONTATO:

Esse programa de capacitação é parte do projeto Tomorrow do IC/UFBA:

Maiores informações e contato:  <tomorrow@ufba.br>

Coordenação: