Programação de Computadores com Java

Nível do curso: Básico

Elegível para a trilha de

Objetivo do curso:

Capacitar os participantes com os fundamentos de programação utilizando a linguagem Java, proporcionando uma base para o desenvolvimento de habilidades práticas, compreensão dos conceitos básicos de programação e algoritmos.

Objetivos específicos:

Familiarizar os participantes com os conceitos básicos de programação. Introduzir a linguagem de programação Java. Desenvolver a capacidade de resolução de problemas por meio de algoritmos. Praticar os conceitos através da resolução de pequenos problemas.

Quem pode fazer esse curso?

• Pessoas da área de tecnologia que já programam e desejam aprender os fundamentos da linguagem de programação Java: alunos de graduação e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes; profissionais de tecnologia da informação; desenvolvedores de software que já programam, mas ainda não conhecem a linguagem Java;
  • Profissionais de outras áreas e pessoas com interesse na área de tecnologia, que dominam os conceitos de Pensamento Computacional e querem aprender uma linguagem de programação muito aplicada no mercado corporativo.

Como posso me capacitar para fazer esse curso?

Por que devo fazer esse curso?

Esta é uma oportunidade para aprender programação com uma linguagem conhecida por ser uma das mais populares na programação de aplicativos empresariais, jogos, aplicativos móveis, que é amplamente utilizada no mercado de trabalho e em pesquisas acadêmicas na área de Engenharia de Software. Você aprenderá a base para avançar em sua carreira e estudos utilizando a programação como uma ferramenta para solução de problemas diversos.

Ementa

Introdução aos princípios de programação: entendimento de algoritmos e desenvolvimento de programas. Apresentação dos conceitos básicos da Linguagem Java. Construção de programas utilizando conceitos e comandos da linguagem. Variáveis e atribuição, operadores aritméticos. Estruturas de controle condicional e de repetição. Vetores e matrizes. Funções e passagem de parâmetros. Manipulação de dados e estruturas de dados pré-definidas da linguagem. Uso de bibliotecas básicas da linguagem.