Introdução à Internet de Hoje e do Futuro

Nível do curso: Básico

Elegível para a trilha de

Objetivo do curso:

Capacitar o participante apresentando uma introdução aos protocolos de comunicação utilizados em redes de computadores, sua arquitetura organizacional e a Internet do Futuro.

Objetivos específicos:

Abordar as funcionalidades dos protocolos da Internet, bem como sua especificação, verificação, implementação e desempenho. Discutir como os protocolos trabalham em conjunto para oferecer serviços mais complexos. Abordar aspectos relacionados às arquiteturas de rede. Realizar experimentos para consolidar os conceitos de rede apresentados. Fomentar a curiosidade e interesse sobre as redes de computadores

Quem pode fazer esse curso?

• Pessoas da área de tecnologia que já programam e desejam aprender os fundamentos das redes de computadores usados na internet de hoje e do futuro: alunos de graduação e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes; profissionais de tecnologia da informação; desenvolvedores de software que já programam. Além disso, é desejado, mas não essencial, que o aluno tenha algum conhecimento sobre sistemas operacionais.
  • Profissionais de outras áreas e pessoas com interesse na área de tecnologia, que dominam os conceitos de Pensamento Computacional e querem entender os mecanismos por trás da internet.

Como posso me capacitar para fazer esse curso?

Por que devo fazer esse curso?

A introdução às redes de computadores e às camadas da arquitetura TCP/IP proporcionará uma compreensão fundamental de como as redes funcionam, desde os aspectos físicos até as aplicações de alto nível. Aprender sobre as diferentes camadas da arquitetura TCP/IP (Física, Enlace, Redes, Transporte e Aplicação) ajudará a entender como os dados são transmitidos e recebidos na internet. Isso é crucial para qualquer trabalho relacionado à redes de computadores e desenvolvimento de software. Entender como as redes de hoje se comparam com as redes do futuro permitirá que você se mantenha atualizado com as últimas tendências e inovações tecnológicas, ajudando a antecipar mudanças e adaptar-se rapidamente. Portanto, este curso pode melhorar seu currículo e aumentar suas oportunidades de carreira em áreas como administração de redes, segurança cibernética, desenvolvimento de software, análise de dados e engenharia de sistemas; além de servir como um ponto de partida para estudos mais avançados em áreas específicas, como segurança de redes, computação em nuvem, big data e inteligência artificial.

Ementa

Introdução às redes de computadores; As camadas de rede da arquitetura TCP/IP: Física, Enlace, Redes, Transporte e Aplicação; Ferramentas de análises e desenvolvimento; Redes de hoje e do amanhã: Conceitos introdutórios à Internet das Coisas, Redes 5G, Redes Sociais.