Capacitação em Programação Orientada à Objetos

Português, Brasil

INFO  

Curso: Programação Orientada à Objetos

Carga Horária: 30h

Modalidade: Presencial

Turno/Horário: Segunda, Quarta e Sexta | 8h às 12h

Período: 06/05 a 17/05/2024

Professor(a): Islame Felipe

 

Informações em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-maio

Inscrição em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-maio-form

 

NÍVEL DO CURSO

 Introdutório

 

OBJETIVOS DO CURSO 

Introduzir conceitos e técnicas de programação orientada a objeto. 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar conceitos básicos do paradigma de orientação a objetos.

  • Compreender o conceito de reutilização de código por meio de herança e polimorfismo. 

  • Implementar conceitos de orientação a objetos utilizando uma linguagem de programação para este fim. 

  • Modelar e desenvolver aplicações simples utilizando orientação a objetos.

 

 

POR QUE DEVO FAZER ESTE CURSO?

Você já tentou implementar um sistema para uma aplicação do mundo real? Se sim, então você percebeu que essa não é uma tarefa fácil, pois a modelagem e codificação envolvem várias questões, tais como: reutilização de componentes, estrutura clara, manutenção do código, etc. De fato, essas questões são úteis em diversas áreas da computação, incluindo Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Redes de Computadores, etc. Esse curso é para você que deseja aprender técnicas  de programação orientada a objetos e utilizá-las no desenvolvimento de aplicações reais. 

 

EMENTA

Conceitos de Orientação a Objetos. Implementação de classes, interfaces, associação, e encapsulamento. Reuso de classes: herança e polimorfismo. 

 

SOBRE O PROFESSOR

Felipe Fernandes é Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Computação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Recebeu seu doutorado (2022), mestrado (2018) e bacharelado (2016) em Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também foi professor substituto (2019-2020). Participou de mobilidade acadêmica na Polytech Nice Sophia-Antipolis, na França (2015-2016). Desde a graduação, tem investigado algoritmos eficientes para problemas de otimização, com foco naqueles em que duas ou mais funções de otimização precisam ser consideradas simultaneamente. Seus tópicos de pesquisa incluem, mas não são limitados a, otimização multi-objetivo, computação evolucionária, meta-heurísticas e hibridização.