Curso de Capacitação em Introdução a Programação Através da Robótica com Arduino

Curso: Introdução a Programação Através da Robótica com Arduino

Turno/Horário: Sábado | 9h às 17h

Período: 04/05 a 25/05/24

Professor(a): Laila Mota

Informações em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-maio

Inscrição em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-maio-form

Introdutório

Capacitar os participantes com os fundamentos de programação utilizando a robótica e a plataforma Arduino como meio didático, proporcionando uma base para o desenvolvimento de habilidades práticas, compreensão dos conceitos básicos de programação, algoritmos e eletrônica básica.

Introduzir os conceitos básicos de programação e eletrônica. Familiarizar os alunos com a plataforma Arduino e seu ambiente de desenvolvimento. Explorar os principais componentes eletrônicos e seus usos em projetos de robótica. Desenvolver a capacidade dos alunos de escrever e compreender programas simples utilizando programação e a plataforma Arduino. Promover a construção e programação de projetos simples de robótica utilizando o Arduino. Estimular a criatividade e a resolução de problemas através da elaboração de projetos práticos.

Este curso é perfeito para quem deseja aprender sobre o mundo da robótica e da programação. Seja um iniciante curioso, um estudante em busca de novos desafios ou um profissional em busca de expandir seus conhecimentos, estudantes de diversos níveis e áreas do conhecimento, este curso é para você. Não é necessário ter experiência prévia em programação ou eletrônica, apenas uma mente aberta, criatividade e vontade de aprender.

Este curso oferece uma oportunidade de aprender programação de uma forma prática, através da robótica com Arduino. O objetivo é que os participantes desenvolvam habilidades em programação e eletrônica, enquanto constroem e programam seus próprios projetos de robótica. Além disso, trabalhar com uma plataforma versátil como o Arduino poderá abrir portas para diversas possibilidades criativas e profissionais no mundo da tecnologia.

Introdução à Programação e Eletrônica (conceitos básicos de programação, introdução à eletrônica e componentes eletrônicos, apresentação da plataforma Arduino). Configuração do ambiente de desenvolvimento do Arduino. Estruturas de Controle e Sensores (estruturas de controle de fluxo, introdução aos sensores e sua utilização em projetos de robótica). Utilização de estruturas de controle para tomar decisões com base em sensores. Funções e Atuadores (definição e uso de funções no Arduino, atuadores e sua aplicação em projetos de robótica).

Laila Mota é mestranda em Ciência da Computação, na área de processamento de linguagem natural..