Gerência de Configuração de Software

Nível do curso: Básico

Elegível para as trilhas de

Objetivo do curso:

Capacitar os participantes com os fundamentos da gerência de configuração de software (SCM) e o controle de versão, apresentando não só os conceitos mas também as principais ferramentas utilizadas no mercado, de modo a desenvolver habilidades práticas e teóricas no tema do curso.

Objetivos específicos:

Entender o conceito de Gerência de Configuração de Software, sua importância e papel dentro do processo de desenvolvimento de software. Compreender o processo de Controle de Versão de um projeto. Desenvolver habilidades práticas a partir do uso de ferramentas de gerenciamento de repositórios.

Quem pode fazer esse curso?

• Pessoas da área de tecnologia que já programam e desejam aprender os fundamentos da gerência de configuração de software; alunos de graduação e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes; profissionais de tecnologia da informação; desenvolvedores de software que já programam em alguma linguagem;
  • Profissionais de outras áreas e pessoas com interesse na área de tecnologia, que dominam os conceitos de Pensamento Computacional e já programam e querem aprender mais sobre gerência de configuração de software para ingressar no mercado de trabalho corporativo de desenvolvimento de software.

Como posso me capacitar para fazer esse curso?

Por que devo fazer esse curso?

A gerência de configuração de software (SCM) e o controle de versão permitem a gestão eficiente de mudanças em projetos, garantindo que todas as modificações sejam rastreadas e documentadas adequadamente. Isso é essencial para manter a integridade e a qualidade do software. Ferramentas de controle de versão, como Git, facilitam a colaboração entre equipes de desenvolvimento, promovendo um ambiente de trabalho cooperativo. A documentação detalhada das mudanças e a rastreabilidade proporcionada pelo SCM são essenciais para auditorias e conformidade regulatória, especialmente em indústrias altamente regulamentadas. Conhecimento em SCM e controle de versão é altamente valorizado no mercado de trabalho. Adquirir essas habilidades pode aumentar suas oportunidades de emprego e potencial de carreira em diversas áreas da tecnologia.

Ementa

Funcionamento da Gerência de Configuração de Software e de Controle de Versão. Fluxo completo de controle de versão de um projeto (Code Review, Pull Request, Issues e etc.). Operações básicas de controle de versão usando git. Integração e gerenciamento de repositórios locais e em servidores externos.