Programação Orientada à Objetos com C++

Nível do curso: Básico

Elegível para a trilha de

Objetivo do curso:

Capacitar os participantes a compreender os conceitos e práticas de POO, utilizando uma das linguagens de programação mais poderosas e amplamente utilizadas no mercado: C++.

Objetivos específicos:

Compreender os Fundamentos da POO; Aprender a Sintaxe e Recursos do C++: Entender quais as Boas Práticas de Programação. Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas ao aplicar conceitos de POO para criar soluções eficientes e eficazes para problemas de programação complexos.

Quem pode fazer esse curso?

• Pessoas da área de tecnologia que já dominam a linguagem de programação C/C++ e desejam aprofundar seus conhecimentos no paradigma de Orientação à Objetos: alunos de graduação e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes; profissionais de tecnologia da informação; desenvolvedores de software que já programam em Java.
  • Esse curso não é recomendado para profissionais de outras áreas ou entusiastas na área de tecnologia, que não dominem a linguagem de programação C/C++.

Como posso me capacitar para fazer esse curso?

• Novo na área de Computação: inicie pelo nosso curso de capacitação em Pensamento Computacional.
  • Já tenho conhecimentos de Pensamento Computacional ou lógica de programação com outras linguagens, mas ainda não programa em C/C++: faça nosso curso de capacitação em Programação de Computadores com C/C++.

Por que devo fazer esse curso?

C++ é uma das primeiras linguagens a incorporar a Programação Orientada a Objetos (POO) de maneira robusta. Aprender POO com C++ proporciona uma compreensão sólida dos conceitos fundamentais como classes, objetos, herança, polimorfismo e encapsulamento. Um dos principais benefícios da POO é a reusabilidade de código através do uso de classes e objetos, economizando tempo e esforço no desenvolvimento e tornando a manutenção e a atualização do software mais simples e menos propensas a introduzir novos erros. A POO permite que você modele o software de acordo com objetos do mundo real, tornando o desenvolvimento mais intuitivo e facilitando a comunicação entre desenvolvedores e partes interessadas. A POO é amplamente usada na indústria de software, e o conhecimento de POO é frequentemente um requisito em ofertas de emprego na área de desenvolvimento de software. C++ é amplamente utilizado em várias indústrias, incluindo desenvolvimento de jogos (Unity, Unreal Engine), sistemas operacionais (Windows, macOS), dispositivos embarcados, aplicações financeiras e softwares de engenharia. Ter habilidades em C++ abre muitas portas no mercado de trabalho.

Ementa

Conceitos de Orientação a Objetos. Programação orientada a objetos: Implementação de classes, herança, polimorfismo, comunicação e associação. Conceito de reuso. Standard Template Library (STL).