Cursos de Capacitação - RESULTADO DAS INSCRIÇÕES - Abril/2024

O Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) está com inscrições abertas para os seguintes cursos de capacitação:

1. Deep Learning ministrado por Tatiane Rios (clique aqui e saiba mais) - RESULTADO DA SELEÇÃO DESTE CURSO AQUI

• Data/Hora: Segunda, Quarta e Sexta das 8h às 12h
  • Modalidade: Presencial - PAF II - UFBA
  • Período: 01/Abr a 15/Abr - 2024
  • Ementa: Introdução ao Deep Learning. Fundamentos do Aprendizado Profundo. Implementação de projetos de IA. Essa ementa é suficiente para os alunos obterem uma visão geral dos principais conceitos do Deep Learning, explorando seu potencial e seus principais avanços. Além disso, as atividades práticas fornecerão aos alunos a oportunidade de experimentar e implementar projetos de IA que utilizam o aprendizado profundo visando reforçar a compreensão dos conceitos discutidos durante o curso.

2. Inteligência Artificial para Iniciantes por Marcos Vinicius Ferreira (RESULTADO DA SELECÃO AQUI)

• Data/Hora:Terça, Quarta, Quinta e Sexta das 19h às 22h
  • Período: 09 Abr a 19/Abr - 2024
  • Ementa: Introdução a Inteligência Artificial; Principais Áreas da Inteligência Artificial; Introdução ao Aprendizado de Máquina; Paradigmas de Aprendizado; Técnicas de pré-processamento de dados; Modelos Supervisionados; Avaliação e Validação de Modelos

3. Introdução de Desenvolvimento de Web APIs por Joselito Mota Jr.  (RESULTADO DA SELECÃO AQUI)

• Data/Hora: Segunda, Quarta e Sexta das 14h às 18h
  • Período: 12/Abr a 24/Abr - 2024
  • Ementa: Apresentação do Django REST Framework, configuração do ambiente de desenvolvimento, fundamentos do DRF, conceitos básicos de RESTful APIs, modelagem de dados com Django models, serialização de dados com DRF Serializers, utilização de
    Viewsets, roteamento de URLs com DRF Routers e boas práticas para testes e documentação de APIs.
  • Data/Hora: Terça e Quinta das 8h às 12h
  • Período: 11/Abr a 30/Abr - 2024
  • Ementa:  Fundamentos Básicos de Visualização de Informação. Exemplos teóricos e práticos de técnicas de visualização aplicadas a diferentes tipos de dados e conjuntos de dados, como: temporal, textual, multidimensional, geoespacial, grafos, redes e árvores. Apresentação e discussão sobre os conceitos teóricos apresentados e como estes estão associados e dispostos nas ferramentas Google Colab e Tableau.

5. Ciência de Dados para Iniciantes com Python por Mariese Santos  (RESULTADO DA SELECÃO AQUI)

• Data/Hora: Segunda, Quarta e Sexta das 8h às 12h
  • Período: 17/Abr a 29/Abr - 2024
  • Ementa: Análise descritiva dos dados (classificar variáveis, construir gráficos, medidas de tendência central e medidas de variação) e inferência dos dados (teste para uma amostra ou mais amostras; teste de correlação e regressão). Aprendizado de máquina (Aprendizado supervisionado e não-supervisionado).

6Gerência do Processo de Construção dos Requisitos de Software por Julio Leite  (RESULTADO DA SELECÃO AQUI)

• Data/Hora: Segunda, Quarta e Sexta das 13h às 17h
  • Período: 26/Abr a 10/Mai - 2024
  • Ementa: Contextualizando a Engenharia de Requisitos na Engenharia de Software. Elicitação, Modelagem, Análise de Requisitos. Conceitos Clássicos de Gerência. A Gerência Técnica de Requisitos. O Papel da Rastreabilidade. O Desafio da Evolução dos Requisitos
Os cursos são gratuitos, com carga horária de 30 horas.

PÚBLICO-ALVO:
(esperado, mas não limitado a estes grupos)
  • Estudantes universitários
  • Profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação
Tais capacitações visam contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos no setor de TIC na Bahia, e potencializar carreiras para atender a demandas do mercado de trabalho.

INSCRIÇÕES:
Faça a sua inscrição através do link: https://bit.ly/ufba-tomorrow-abril-form
  • Fim da inscrição: 07/04/2024
  • Resultado da seleção:  08/04/2024
É necessário ficar atento(a) ao e-mail, incluindo spam para garantir a matrícula.

CERTIFICADO:

Ao fim do curso, os(as) concluintes serão submetidos(as) a uma avaliação de desempenho. Receberão certificados de conclusão aqueles que alcançarem aproveitamento igual ou superior a 60% no exame avaliativo e frequência de, pelo menos, 75% das aulas presenciais.

CONTATO:
Esse programa de capacitação é parte do projeto Tomorrow do IC/UFBA:
Maiores informações e contato:  <tomorrow@ufba.br>

Coordenação: