Curso de Capacitação em Introdução Ao Desenvolvimento De Web APIs

Modalidade: Presencial
Turno/Horário: Segunda, Quarta e Sexta | 14:00h às 18:00h
Período: 12/04/2024 a 24/04/2024
Professor (a): Joselito Mota Jr.

Básico

Capacitar os profissionais ao desenvolvimento de Web APIs utilizando o Django
REST Framework abrangendo desde conceitos básicos até a construção de APIs reais.

• Entender a estrutura e a sintaxe da linguagem de programação Python
  • Configurar o ambiente de desenvolvimento no Python e Django REST Framework
  • Criar APIs usando o Django REST Framework
  • Testar APIs desenvolvidas

O curso é voltado para pessoas com interesse em atuar no mercado de trabalho em programação para APIs. Alguns conhecimentos prévios podem ser um diferencial para o curso que são conhecimentos básicos e entendimento sobre lógica de programação, alguma experiência com linguagens de programação, entendimento sobre orientação a objetos e familiaridade com alguma IDE de mercado.

Descubra o universo do Desenvolvimento de APIs com a Capacitação em Desenvolvimento de Web APIs utilizando Python e o Django REST Framework. Este curso é a porta de entrada perfeita para aqueles que desejam mergulhar na jornada rumo ao mundo da criação de API’s. Durante o curso você será apresentado através dos fundamentos do Django REST Framework, desde a configuração inicial até a construção de Web APIs reais.

• Apresentação do Django REST Framework;
  • Configuração do ambiente de desenvolvimento;
  • Fundamentos do DRF;
  • Conceitos básicos de RESTful APIs;
  • Modelagem de dados com Django models;
  • Serialização de dados com DRF Serializers;
  • Utilização de Viewsets;
  • Roteamento de URLs com DRF Routers e boas práticas para testes e documentação de APIs.

SOBRE O(A) PROFESSOR(A)

Joselito Mota Júnior é formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ciência da Computação com ênfase em Engenharia de Software pela mesma universidade. Pesquisador da área de Engenharia de
Software com interesse em repositórios de software, detecção de defeitos, anomalias de software, rotulações de issues e análise de sentimentos. Alguns de seus trabalhos foram premiados em competições científicas (2o lugar no CTIC/CSBC 2020) e eventos (com “best paper award” no VEM/CBSoft 2019). Além de experiências acadêmicas, o professor possui atuação profissional de longa data como Engenheiro de Software Web e Mobile. Atualmente é doutorando no programa de pós-graduação em Ciência da Computação na UFBA com dedicação e participação no grupo de pesquisa ARIES LAB contribuindo para a construção de pesquisas na área de Engenharia de Software.