Curso de Capacitação em Inteligência Artificial para Iniciantes

Período: 09/04/2024 a 19/04/2024
Professor (a): Marcos Vinicius Ferreira

Básico

O objetivo geral do curso é fornecer os conceitos básicos e fundamentais para compreensão e aplicação da área de Inteligência Artificial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Compreender os principais conceitos e áreas de Inteligência Artificial;
  • Conhecer técnicas de pré-processamento dos dados;
  • Conhecer modelos de Inteligência Artificial;
  • Implementação de métricas de avaliação para validação dos modelos.

Este curso é ideal para profissionais e/ou estudantes de diferentes áreas que têm interesse em conhecer a área de Inteligência Artificial.

O campo da Inteligência Artificial vem se desenvolvendo com avanços significativos nos últimos anos, contribuindo em diversas  áreas. Empresas estão capitalizando essa tecnologia para impulsionar seus ganhos, enquanto a pesquisa aplicada floresce tanto na indústria quanto na academia. Após fazer este curso, o estudante terá os conhecimentos necessários para aplicar e explorar IA em suas áreas de interesse.

• Introdução a Inteligência Artificial
  • Principais Áreas da Inteligência Artificial
  • Introdução ao Aprendizado de Máquina
  • Paradigmas de Aprendizado
  • Técnicas de pré-processamento de dados
  • Modelos Supervisionados
  • Avaliação e Validação de Modelos

Doutorando em Ciência da Computação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde obteve seu título de  mestre em Ciência da Computação.  Tem experiências em Séries Temporais Fuzzy, Processamento de Imagens, Reconhecimento de Padrões, Machine Learning, Deep Learning, e Sistemas de Detecção Auxiliados por Computador, onde tem publicado diversos artigos. Vem trabalhando em pesquisas buscando resolver problemas em diferentes aplicações reais na Medicina com redes neurais profundas, e atuando em parceria com a indústria em soluções para o transporte público utilizando mineração de dados.