Cursos de Capacitação - INSCRIÇÕES ENCERRADAS - Junho/2024

O Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) está com inscrições abertas para os seguintes cursos de capacitação:

1- Introdução a Segurança de Redes ministrado por Bruno Pereira   Resultado aqui!

Data/Hora: Segunda, Quarta e Sexta | 8h às 12h

Período: 03/Junho a 14/Junho - 2024

Ementa: Introdução às redes de computadores - As camadas de rede: Física, Enlace, Redes, Transporte e Aplicação. Introdução a segurança em redes - Teoria/Prática: criptografia, troca de chaves, segurança de e-mails e web, técnicas de hacking e de anti-hacking.

2- Desenvolvimento de Apps com Flutter: Crie aplicativos para Android e iOS ministrado por Rodrigo Rocha   Resultado aqui!

Data/Hora: Terça e Quinta| 8h às 12h

Período: 04/Junho a 20/Junho - 2024

Ementa: Evolução de dispositivos computacionais e aplicativos. Design de interfaces para diferentes tamanhos de tela. Distribuição de aplicativos. Abordagens para desenvolvimento de aplicativos. Flutter: conceitos iniciais, linguagem Dart, criação de interfaces gráficas, interação, navegação, gerenciamento de estado.

3- Introdução à Programação Robótica com ROS (Robot Operating System) ministrado por  Paulo Cesar Farias   Resultado aqui!

Data/Hora: Segunda, Quarta e Sexta | 8h às 12h

Período: 17/Junho a 05/Julho - 2024

Ementa: Os fundamentos da programação de robôs baseada no ROS; Os conceitos básicos como nós, tópicos, mensagens, serviços; Desenvolvimento de nós em Python; Testes em ambiente simulado;  Exemplos de aplicações em localização robótica.

4- Introdução ao Aprendizado de Máquina ministrado por  Antônio Lopes   Resultado aqui!

Data/Hora: Segunda, Quarta e Sexta | 14:30h às 18:30h

Período: 03/Junho a 14/Junho - 2024

Ementa: Conceitos gerais de aprendizado de máquina e noções de probabilidade. Análise e pré-processamento de dados. Avaliação de modelos. Métodos baseados em distância. Métodos probabilísticos. Métodos simbólicos. Métodos conexionistas. Métodos de maximização de margens.

5- Transforme Dados em Oportunidades: Inteligência Artificial na Prática ministrado por  Marcos Vinicius Ferreira   Resultado aqui!

Data/Hora: Terça e Quinta | 14:30h às 18:30h

Período: 04/Junho a 20/Junho - 2024

Ementa: Conceitos fundamentais d.a Inteligência Artificial; Tipos de aprendizado: supervisionado, não supervisionado e por reforço; Coleta, limpeza e pré-processamento de dados; Exploração e visualização de dados; Seleção e treinamento de modelos adequados; Avaliação de desempenho e ajuste de hiperparâmetros; Implementação de algoritmos de aprendizado de máquina; Resolução de problemas de classificação, regressão e agrupamento.

6- Introdução à Programação em Python ministrado por  Laila Mota   Resultado aqui!

Data/Hora: Sábado | 9h às 17h

Período: 01/Junho a 06/Julho - 2024

Ementa: Introdução à programação e Python. Variáveis, tipos de dados e operadores. Estruturas de controle de fluxo. Manipulação de dados e estruturas de dados. Funções em Python. Uso de bibliotecas Python.

7- Ciência de Dados para Saúde ministrado por  Robespierre Pita  Resultado aqui!

Data/Hora: Sábado | 9h às 17h

Período: 01/Junho a 06/Julho - 2024

Ementa: Fundamentos e introdução: ciência de dados, engenharia de dados e big data, gestão de dados; dominio de dados: escalas de mensuração e tipos de dados; pipeline analítico: aquisição, armazenamento, processamento e análise de dados de saúde; estudo de caso.

8 - Criação de aplicações baseadas em LLMs ministrado pelo Prof. Gustavo Pinto  Resultado aqui!

Data/Hora: Terça a Sexta | 19h às 22h

Modalidade: Online

Período: 04/Junho a 14/Junho - 2024

Ementa: Entendendo sobre LLMs; Conhecendo o langchainTestando prompts e engenharia de prompts; Entendendo de embeddings; Comparando dados por similaridade; Conectando com um banco vetorial; Criando retrievers; Criando uma interface de chat para o modelo; Fazendo deploy da aplicação.

Os cursos são gratuitos, com carga horária de 30 horas.

PÚBLICO-ALVO:
(esperado, mas não limitado a estes grupos)

• Estudantes universitários
  • Profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação

Tais capacitações visam contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos no setor de TIC na Bahia, e potencializar carreiras para atender a demandas do mercado de trabalho.

INSCRIÇÕES:

Faça a sua inscrição através do link:  https://bit.ly/ufba-tomorrow-junho-form

• Fim da inscrição: 22/05/2024
  • Resultado da seleção:  24/05/2024 Resultado aqui!

*É necessário ficar atento(a) ao e-mail, incluindo spam para garantir a matrícula*

CERTIFICADO:

Ao fim do curso, os(as) concluintes serão submetidos(as) a uma avaliação de desempenho. Receberão certificados de conclusão aqueles que alcançarem aproveitamento igual ou superior a 60% no exame avaliativo e frequência de, pelo menos, 75% das aulas presenciais.

CONTATO:

Esse programa de capacitação é parte do projeto Tomorrow do IC/UFBA:

Maiores informações e contato:  <tomorrow@ufba.br>

Coordenação: