Capacitação em Introdução à Programação Robótica com ROS (Robot Operating System)

Curso: Introdução à Programação Robótica com ROS (Robot Operating System)

Turno/Horário: Segunda, Quarta e Sexta | 8h às 12h

Período: 17/06 a 05/07/2024

Professor(a): Paulo Cesar Farias

Informações em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-junho

Inscrição em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-junho-form

RESULTADO AQUI

Apresentar uma introdução à programação robótica usando o framework ROS.

Compreender os conceitos básicos do framework ROS; Desenvolver nós em Python; Realizar testes em ambiente simulado com o Gazebo.

Estudantes e profissionais com conhecimento básico de programação em Python. É desejável conhecimento do ambiente Linux.

O curso é indicado para pessoas que queiram conhecer o framework ROS, que é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de aplicações em robótica.

Apresentar os fundamentos da programação de robôs baseada no ROS. Serão apresentados os conceitos básicos como nós, tópicos, mensagens, serviços. Desenvolvimento de nós em Python e testes em ambiente simulado. Exemplos de aplicações em localização robótica.

Graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS). Foi professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde atuou principalmente no Curso de Engenharia de Computação. Atualmente é Professor Associado III da UFBA, lotado no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (DEEC) da Escola Politécnica e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. É pesquisador autor da colaboração do experimento ATLAS (CERN). Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Física Nuclear Aplicada, com ênfase em Sistemas Embarcados, Robótica, Machine Learning, Instrumentação Nuclear, Processamento de Sinais e Visão Computacional.