Cursos de Capacitação - Inscrições Abertas - Julho/2024

O Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) está com inscrições abertas para os seguintes cursos de capacitação:

Período: Período: 08/07 a 19/07/2024

Novo Período: 03/07 a 12/07/2024
(03, 04 e 05 - Quarta, Quinta e Sexta | 08, 10 e 12 - Segunda, Quarta e Sexta)

Ementa:  Fundamentos de Design Thinking; Processo de Design Thinking; Entendimento das Necessidades dos Clientes e Desenvolvimento de Soluções; Prototipação, teste e avaliação de conceitos e ideias; Projeto prático para desenvolvimento de um produto inovador utilizando os principais conceitos e ferramentas de Design Thinking.

Data/Hora: Terça e Quinta| 8h às 12h

Período: 04/Julho a 23/Julho - 2024

Ementa: Introdução a arquitetura de uma aplicação cliente-servidor utilizando R: características e componentes. Definições e Tipos de DashBoard. Planejamento de um dashboard: Funções, Layout, conexões, reatividade. Pacotes do R para criação de dashboards. Criação de uma aplicação básica Hello World. Organização e estruturação dos dados. Componentes Gráficos. Disponibilização dos dados por componentes gráficos. Construção de DashBoards.

Data/Hora: Terça e Quinta | 14:00h às 18:00h

Período: 04/Julho a 27/Julho - 2024

Ementa: Ambiente Unity: Versões, Instalação e Elementos da IDE: Lógica de programação: Algoritmo, Scripts em C#, Variáveis, Operadores lógicos, aritméticos e relacionais, Estruturas de decisão, Estruturas de iteração, Arrays, Funções e Legibilidade de código; Objetos para composição de um jogo: Game Objects e  Assets; Elementos gráficos para jogos 2D, Sprites, Animações usando sprites, Controle de animações por máquina de estados: Animator; Interfaceamento com usuário: Teclado, Mouse, Gamepad e Touchscreen; Cenários: Construção, Movimentação, Efeito paralaxe, Controle de câmera por Cinemachine, Ocultação de elementos, Efeitos de iluminação e Sistema de partículas; Controle de movimentação de personagens: Captura de entrada do usuário, Captura de interações com o cenário e/ou inimigos/adversários, Detecção de colisões e Interação entre scripts; Trabalhando com diferentes cenas/fases: Carregamento de cenas e Preservação de dados entre cenas; Tratamento de áudio e víde: Inserção de arquivos de áudio, Exibição de arquivos de vídeo e Controle de volume pelo usuário; Acabamento do jogo: Exibição de informações em primeiro plano: Head-Up Display, Criação de aberturas, Criação de menus, Salvando e recuperando dados do jogo e Elaboração de um jogo pelo/pela aluno/aluna.

Data/Hora: Segunda, Quarta e Sexta | 8h às 12h

Período: 08/07 a 19/07/2024

Novo Período: 15/07 a 26/07

Ementa:Introdução à linguagem de programação C/C++. Entradas e saídas. Variáveis e expressões aritméticas. Estruturas de seleção e repetição. Listas. Strings. Matrizes. Funções.

Data/Hora: Sábado | 9h às 17h

Período: 13/Julho a 03/Agosto - 2024

Ementa: O paradigma OO, objetos e classes, atributos e métodos, operadores de visibilidade, construtores e destrutores, sobrecarga e sobreposição de métodos, atributos e métodos de classe (estáticos), interfaces e classes abstratas, herança de implementação e de interface, polimorfismo e ligação dinâmica, Tratamento de Exceção, Acesso a Dados.

Data/Hora: Segunda, Quarta e Sexta | 14:30h às 18:30h

Período: 22/Julho a 02/Agosto - 2024

Ementa: Linguística Computacional e PLN; Análise Linguística; Classificação de Textos: aplicações a classificação por tópico, análise de sentimentos e outros; Classificação de sequências: aplicações a etiquetagem morfossintática e Reconhecimento de Entidades Nomeadas; Aplicações.

Os cursos são gratuitos, com carga horária de 30 horas.

PÚBLICO-ALVO:
(esperado, mas não limitado a estes grupos)

• Estudantes universitários
  • Profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação

Tais capacitações visam contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos no setor de TIC na Bahia, e potencializar carreiras para atender a demandas do mercado de trabalho.

INSCRIÇÕES:

Faça a sua inscrição através do link:  https://bit.ly/ufba-tomorrow-julho2024-form

• Fim da inscrição: 23/06/2024
  • Resultado da seleção:  25/06/2024     Resultado aqui

*É necessário ficar atento(a) ao e-mail, incluindo spam para garantir a matrícula, pois será solicitada a confirmação da matrícula para a reserva da vaga do candidato selecionado*

CERTIFICADO:

Ao fim do curso, os(as) concluintes serão submetidos(as) a uma avaliação de desempenho. Receberão certificados de conclusão aqueles que alcançarem aproveitamento igual ou superior a 60% no exame avaliativo e frequência de, pelo menos, 75% das aulas presenciais.

CONTATO:

Esse programa de capacitação é parte do projeto Tomorrow do IC/UFBA:

Maiores informações e contato:  <tomorrow@ufba.br>

Coordenação: