Capacitação em Java OO: Expandindo seu Conhecimento em Orientação a Objetos com Java

Curso: Java OO: Expandindo seu Conhecimento em Orientação a Objetos com Java

Turno/Horário: Sábado | 9h às 17h

Período: 13/07 a 03/08/2024

Professor(a): Cleber Jorge Lira de Santana

Informações em:  https://bit.ly/ufba-tomorrow-julho2024

Inscrição em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-julho2024-form

Resultado aqui

Intermediário

Capacitar os participantes a entender e aplicar os princípios, conceitos e técnicas fundamentais da programação orientada a objetos para o desenvolvimento de software.

Apresentar os fundamentos do paradigma da orientação a objetos, os mecanismos disponíveis e seus objetivos; Capacitar o participante em relação à correta compreensão e aplicação dos conceitos da orientação a objetos, em aspectos ligados à encapsulamento, ocultamentos, composição e agregação de objetos, tipos de herança, polimorfismo e ligação dinâmica, exceções; Apresentar como a linguagem Java implementa os mecanismos teóricos apresentados e recursos adicionais particulares da linguagem;Apresentar os recursos básicos para desenvolvimento de interfaces gráficas de usuário e acesso a banco de dados na plataforma Java.

Estudantes de ciência da computação, engenharia da computação, sistemas de informação, licenciatura em computação, análise e desenvolvimento de sistemas ou áreas relacionadas: Estudantes que buscam melhorar seus conhecimentos em programação e desenvolvimento de software; Estudantes de cursos técnicos em informática ou áreas relacionadas:  Estudantes que buscam melhorar seus conhecimentos em programação e desenvolvimento de software; Pessoas desenvolvedoras de software iniciantes: Pessoas que já têm alguma experiência em programação, mas desejam fortalecer suas habilidades em programação orientada a objetos para criar software mais robusto e modular.

Relevância Profissional: A programação orientada a objetos é uma abordagem fundamental no desenvolvimento de software, e Java é uma das linguagens de programação mais populares e amplamente utilizadas no mercado. Portanto, adquirir habilidades em Java orientado a objetos pode aumentar significativamente as oportunidades de emprego e avanço na carreira.

Aplicabilidade Ampla: A programação orientada a objetos não se restringe a um domínio específico, mas é amplamente aplicável em uma variedade de setores, desde desenvolvimento de software corporativo até aplicativos móveis e desenvolvimento web. Isso significa que as habilidades adquiridas em um curso de Java orientado a objetos podem ser aplicadas em uma variedade de projetos e contextos profissionais.

O paradigma OO, objetos e classes, atributos e métodos, operadores de visibilidade, construtores e destrutores, sobrecarga e sobreposição de métodos, atributos e métodos de classe (estáticos), interfaces e classes abstratas, herança de implementação e de interface, polimorfismo e ligação dinâmica, Tratamento de Exceção, Acesso a Dados.

Cleber Lira é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, exerce a função de professor no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), sendo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos (PPGESP). Cleber Lira também desempenha o papel de coordenador acadêmico do projeto NuFuturo, uma parceria entre a UFBA, IFBA e o NUBANK, centrada em PD&I nas áreas da Engenharia de Software e Inteligência Artificial.