Capacitação em Pensamento Computacional

Modalidade: Online

Turno/Horário: Sábados | 9h às 12h e 14h às 17h

Período: 07/10/23 a 04/11/23

Professor (a): Rodrigo Rocha (IC/UFBA)

Informações e Inscrição:
Aqui!

Introdutório.

O objetivo do curso é capacitar os alunos com conhecimentos e habilidades necessárias para resolver problemas computacionais simples

Objetivos Específicos:

• Compreender conceitos relacionados ao pensamento computacional e algoritmos

• Ser capaz de aplicar habilidades de resolução de problemas e estruturas de algoritmos para resolver problemas computacionais

Qualquer pessoa que saiba usar um computador com teclado e mouse

PRÉ-REQUISITO:

Sem Pré Requisitos

O pensamento computacional ensina estratégias para resolver problemas de maneira lógica e algorítmica, podendo ser aplicado em diversas situações, seja em problemas do cotidiano, desafios na profissão ou até nas artes. Além disso, desenvolver o pensamento computacional serve como preparação para iniciar uma carreira em diversas áreas da tecnologia da informação.

Elementos do pensamento computacional: decomposição, abstração, reconhecimento de padrões, algoritmos. Algoritmos: entrada, processamento e saída. Elaboração de algoritmos com uma linguagem baseada em blocos. Expressões lógicas e aritméticas, estruturas de decisão, estruturas de repetição.

Rodrigo é professor adjunto do Instituto de Computação da UFBA e pesquisador na área de Engenharia de Software. Tem experiência no ensino e na elaboração de material didático sobre programação de sistemas web, aplicativos móveis, jogos e outros tipos de software. É autor de diversos jogos e ambientes para a aprendizagem de programação, como o Tupy, o Dominoops, o inge9, o EZSubmission, dentre outros.