Cursos de Capacitação - Outubro/2023

O Instituto de Computação da UFBA busca contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos para o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Bahia, potencializando carreiras para atender a demandas da sociedade. Assim, o IC promove um programa de capacitação em TIC, com o oferecimento de cursos gratuitos, com carga horária de 30 horas (e emissão de certificado), realizados na modalidade remota.

Neste mês de Outubro/2023 os cursos serão realizados virtualmente (consulte mais informações abaixo)

A próxima etapa do programa de capacitação em TICs abre inscriçõesaté o dia 28 de Setembro, para os 4 cursos, descritos a seguir, ministrados por professores e professoras com ampla experiência em suas áreas de atuação.

As aulas iniciam a partir do dia 02 de Outubro de 2023.

Data/Hora: Segundas e Quartas| 8:30h às 11:30h

Período: 02/Out a 25/Out

Ementa: Introdução e histórico de Ciência dos Dados como área multidisciplinar; Caracterização de dados / Dados estruturados e não-estruturados; Identificação e preparação de um conjunto de dados para torná-lo adequado para a produção de informações e conhecimento; Utilização da Linguagem R para ciência dos dados; Criar visualizações de dados a partir da Ling. R.

Data/Hora: Terças e Quintas| 9h às 12h

Período: 03/Out a 31/Out

Ementa: Conceitos básicos de programação em HTML e JavaScript; Desenhando em 2D; Eventos e Animação; Modelagem de objetos  3D; Construção de cenários 3D; Câmera virtual e seus controles; Visibilidade; Iluminação e Sombra; Materiais e suas propriedades visuais; Programação com Shaders; Animação e simulação.

Pré-requisito: O aluno deve saber programação de computadores e algoritmos.

Data/Hora: Sábados | 9h às 17h

Período: 07/Out a 04/Nov

Ementa: Elementos do pensamento computacional: decomposição, abstração, reconhecimento de padrões, algoritmos. Algoritmos: entrada, processamento e saída. Elaboração de algoritmos com uma linguagem baseada em blocos. Expressões lógicas e aritméticas, estruturas de decisão, estruturas de repetição.

Data/Hora: Sábados | 9h às 17h

Período: 07/Out a 04/Nov

Ementa: 1. Introdução à Programação e JavaScript (O que é programação?; Por que aprender JavaScript?; Breve histórico de JavaScript; Ambientes para escrever e testar JavaScript (navegadores, ferramentas online, Node.js)); 2. Conceitos Básicos de Programação (Variáveis e tipos de dados; Operadores (aritméticos, relacionais, lógicos); Estruturas condicionais (if, else if, else); Estruturas de repetição (for, while); Funções: definição e uso; Tipos de dados (Arrays)); 3. JavaScript e a Web (O DOM (Document Object Model); Selecionando e modificando elementos na página; Manipulando eventos (click, input, etc.)); 4. Boas Práticas e Dicas (Debugging: ferramentas e técnicas; Estilo e convenções de código; Evitando erros comuns); 5. Projeto Prático (Desenvolvendo uma pequena aplicação que incorpore os conceitos aprendidos; Apresentação do projeto prático)

Próximos Passos (Introdução a bibliotecas e frameworks (como jQuery, React, Angular, Vue, etc.); Recursos adicionais para aprendizado)

Pré-requisito: Sem Pré requisitos

Os cursos são gratuitos, com carga horária de 30 horas.
OBS.: Os cursos online, acontecerão nos dias e horários programados e as aulas não ficarão gravadas.

PÚBLICO-ALVO:
(esperado, mas não limitado a estes grupos)

• Estudantes Universitários
  • Profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação

Tais capacitações visam contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos no setor de TIC na Bahia, e potencializar carreiras para atender a demandas do mercado de trabalho.

INSCRIÇÕES:

Faça a sua inscrição através do link: https://bit.ly/ufba-tomorrow-outubro-form

Início: 25/09/23

Fim: 28/09/23

Resultado da seleção para a primeira turma: 29/09/23 CLIQUE AQUI - RESULTADO DOS APROVADOS

Matrícula: 29/09 a 30/09/23 até as 23:59  LINK CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

*É necessário ficar atento(a) ao e-mail, incluindo spam para garantir a matrícula*

CERTIFICADO:

Ao fim do curso, os(as) concluintes serão submetidos(as) a uma avaliação de desempenho.
Receberão certificados de conclusão aqueles que alcançarem aproveitamento igual ou superior a 60% no exame avaliativo e frequência de, pelo menos, 75% das aulas presenciais.

CONTATO:

Esse programa de capacitação é parte do projeto Tomorrow do IC/UFBA:

Maiores informações e contato:  <tomorrow@ufba.br>

Coordenação: