INFO
Curso: Web 3D - Construindo Cenários Virtuais com JavaScript e Three.JS
Carga Horária: 30h
Modalidade: Online
Turno/Horário: Terças e Quintas - 9h às 12h
Período: 03/10/2023 a 31/10/2023
Professor (a): Antonio Lopes Apolinário Jr. (IC/UFBA)
Informações e Inscrição:
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NÍVEL DO CURSO
Básico/Introdutório.
OBJETIVOS DO CURSO
Apresentar os conceitos básicos relacionados a geração, visualização e animação de objetos e cenários tridimensionais em ambiente Web; e aplicar esses conceitos na prática, desenvolvendo implementações em JavaScript com a biblioteca Three.JS.
Objetivos Específicos:
- Apresentar os conceitos básicos de programação JavaScript;
- Entender os conceitos, a estrutura e a API da biblioteca Three.JS;
- Analisar modelos de representação de objetos 3D;
- Caracterizar os processos para construção de cenários 3D;
- Discutir as etapas da geração de imagens de cenários 3D;
- Entender os algoritmos e técnicas para geração de imagens realistas;
- Compreender o modelo de programação baseada em Shaders;
- Aprender como gerar animações e simulações;
QUEM PODE FAZER ESTE CURSO?
Profissionais e estudantes com interesse em compreender os conceitos básicos envolvidos na construção, visualização e animação de objetos e cenários tridimensionais, em ambiente Web.
PRÉ-REQUISITO OBRIGATÓRIO:
O requisito do curso aos participantes é que devem saber programação de computadores e algoritmos.
POR QUE DEVO FAZER ESTE CURSO?
Aplicações que utilizam modelos e cenários 3D são cada vez mais comuns em diversas áreas, desde o entretenimento dos jogos digitais, passando pelo comércio eletrónico, onde os usuários podem visualizar e interagir com os produtos, até aplicações baseadas em geolocalização, com mapas tridimensionais representando ruas, prédios, e monumentos.
Aplicações desenvolvidas em ambientes Web trazem o benefício de serem transversais às plataformas de hardware (desktop, celular, tablet, …) e software (Windows, Linux, MacOS,...).
Esse curso pretende apresentar aos seus participantes os fundamentos do desenvolvimento de aplicações baseadas em modelos 3D, com dinamismo e interatividade. Para isso utilizaremos a biblioteca Three.js e a linguagem JavaScript. Nesse ambiente é possível desenvolver uma aplicação sem depender de extensões de navegadores e/ou tecnologias proprietárias, e com um bom desempenho, garantido pelo uso de programas executando na GPU (shaders).
EMENTA
Conceitos básicos de programação em HTML e JavaScript; Desenhando em 2D; Eventos e Animação; Modelagem de objetos 3D; Construção de cenários 3D; Câmera virtual e seus controles; Visibilidade; Iluminação e Sombra; Materiais e suas propriedades visuais; Programação com Shaders; Animação e simulação.
SOBRE O PROFESSOR
Bacharel em Matemática/Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) na área de Computação Gráfica. Professor Associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGComp/UFBA). Possui interesse nas áreas de: Computação Gráfica, Realidade Virtual e Aumentada, Renderização em Tempo Real, Simulação Física para Jogos Eletrônicos, Modelagem 3D.