Blockchain, a Tecnologia da Confiança

Curso: Blockchain à Tecnologia da Confiança
Turno/Horário: Terças e Quintas-feiras - 9h às 12h.
Período: 04/07/2023 à 27/07/2023

Professor (a): Profa.Fabíola Greve (IC/UFBA).

Informações e Inscrição em:

Básico/Introdutório

Venha saber o que é, como funciona, como irá transformar as diversas relações sociais, políticas, artísticas, econômicas, financeiras, etc.

O objetivo geral deste curso é apresentar a tecnologia blockchain, sua importância para a nova era digital que desponta e seu alcance em inúmeros setores.

Objetivos Específicos

• Saber o que é a blockchain, como possibilita a desintermediação, transformando as diversas relações.
  • Entender a sua importância para a Web descentralizada.
  • Conhecer os principais elementos que compõem a tecnologia que fazem com seja tão robusta.
  • Mostrar como a blockchain pode beneficiar aplicações em diversos setores, como saúde, governo, economia, artes, etc., além da computação.
  • Saber como funciona o protocolo do Bitcoin e seu mecanismo de incentivos, que viabiliza uma nova economia descentralizada, alicerçada na tokenização de ativos.
  • Entender o alcance da plataforma Ethereum e dos contratos inteligentes, que permitem o desenvolvimento de uma gama de aplicações descentralizadas.
  • Apresentar o projeto Hyperledger e o papel das redes permissionadas.
  • Denotar como uma única identidade descentralizada no universo digital permite o resgate da soberania dos dados para o indivíduo.

• Pessoas já graduadas que entendam de tecnologia e tenham base em computação.
  • Estudantes em nível de graduação que já conheçam estruturas de dados, técnicas de projeto de algoritmos, além de sistemas operacionais.

Blockchain é a tecnologia que traz as bases para a nova Internet e a Web descentralizada, proporcionando um ambiente seguro e confiável para a desintermediação das diversas relações econômicas, sociais, políticas, culturais, etc.. A descentralização é o novo paradigma da economia digital, e a Blockchain é uma oportunidade e tanto para repensarmos os sistemas de informação de forma a resgatar a confiança na oferta de serviços, contribuindo para uma sociedade mais transparente, justa, inclusiva e democrática. Nesse curso, abordamos o essencial dessa tecnologia para que pessoas leigas passem a entender o seu potencial disruptivo.

Introdução, importância e propriedades da blockchain. Web descentralizada e casos de uso. Conceituação e protocolos fundamentais (consenso, criptografia, livro-razão - ledger). Categorias e plataformas: blockchain pública X federada. Bitcoin e mecanismo de incentivos. Ethereum, contratos inteligentes e desenvolvimento de aplicações descentralizadas. Hyperledger e redes permissionadas. Criptomoedas e finanças descentralizadas (DeFi). Identidade Digital Descentralizada e Autossoberana (IDD). Tokens não-fungíveis (NFTs). Wallets. Aplicações em diversos setores, além da computação.

SOBRE A PROFESSORA

Fabíola Greve é Cientista da Computação, Professora Titular e atual Diretora do Instituto de Computação da UFBA. Doutora pela Université Rennes I, INRIA Labs e pós-doutora na Paris-Sorbonne Université, França. Na coordenação do grupo Gaudi da UFBA lidera pesquisas e projetos relacionados ao desenvolvimento de sistemas distribuídos confiáveis, em especial blockchain, web descentralizada, identidade digital descentralizada, computação em nuvem e névoa, e Internet das Coisas (IoT). Coordena o Comitê Técnico em Blockchain da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), dedicando-se ao fomento e fortalecimento desse ecossistema no Brasil. Tem diversas publicações e capítulos de livros escritos sobre a tecnologia blockchain. Organizou o primeiro evento acadêmico da área no Brasil, o WBlockchain, que está atualmente na sua 5ª. edição.