RACIOCÍNIO MATEMÁTICO PARA COMPUTAÇÃO

Curso: Raciocínio Matemático para Computação

Turno/Horário: Segundas e Quartas-feiras - 9h às 12h.
Período: 22/05/2023 a 15/06/2023
Professor (a): Prof. Marlo Souza (IC/UFBA).

Informações e Inscrição em:

bit.ly/tomorrow-ufba

EMENTA:

Lógica proposicional clássica: sintaxe e semântica; Métodos de prova; Conjuntos e operações; Relações e Funções; Espaço Cartesiano e Representação de funções; Relações de ordem e equivalência; Recursão e definições recursivas; Noções de aritmética; Indução nos inteiros e estrutural; Estruturas algébricas; Matrizes e operações sobre matrizes; Introdução à teoria de grafos; Noções de probabilidade.

QUEM PODE FAZER ESTE CURSO:

O curso é voltado para pessoas com interesse de iniciar seus estudos na área da Computação ou adquirir melhor fundamentação sobre conceitos e ferramentas essenciais para seus desenvolvimento na área. O curso pressupõe conhecimentos básicos de matemática elementar, entretanto os mesmos serão representados através de uma linguagem da matemática superior. Conhecimento de programação é desejável, mas não requerido, pois exercícios e exemplos de programação serão desenvolvidos nas aulas.

POR QUE DEVO FAZER ESTE CURSO:

O curso foi pensado para dar fundamentação para estudos mais avançados em Computação. Nele estudaremos as estruturas e conceitos que permitirão a definição e implementação de algoritmos, bancos de dados, redes neurais, entre outros, com uma abordagem introdutória e conectadas às futuras aplicações.

OBJETIVOS

Desenvolver o raciocínio formal e sistemático através da manipulação de estruturas matemáticas discretas, assim como suas linguagens e teorias associadas.

Objetivos Específicos:

• Desenvolver habilidades de leitura e manipulação da linguagem matemática;
  • Definir funções e operações sobre estruturas discretas e provar propriedades sobre as mesmas;
  • Representar situações problemas através de estruturas discretas e funções sobre tais estruturas;
  • Desenvolver soluções de problemas matemáticos por meio da manipulação de estruturas discretas.

Marlo Souza é professor adjunto do Departamento de Computação Interdisciplinar do Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia trabalhando nas áreas de Teoria da Computação e Inteligência Artificial e participa do PGCOMP como professor permanente orientando trabalhos de mestrado e doutorado nas linhas de Computação Teórica e Aplicada, com foco em Lógica, Processamento de Linguagem Natural e Computação e Educação. Participa dos grupos de pesquisa FORMAS, Onda Digital e ToLOCA com trabalhos em: Extração de Informação em Língua Portuguesa, Revisão de Crenças e Raciocínio Não-monotônico, Lógicas Dinâmicas, Formação de Professores em Computação