PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL EM LISP

Curso: Programação Funcional Em Lisp
Turno/Horário: Sábados - 9h às 12h e 13h às 16h.
Período: 27/05/2023 a 17/06/2023
Professor (a): Prof. Manoel Mendonça (IC/UFBA).

Informações e Inscrição em:

bit.ly/tomorrow-ufba

EMENTA:

Expressões, valores, funções e tipos. Avaliação de expressões, redução e conversão (estrita e preguiçosa).  Programação com listas. Recursividade de cauda. Escopos e ambientes. Polimorfismo e funções de alta ordem. Equivalência dado-programa. Revisitando tipos de dados, estruturas de controle e processamento de exceções. Iterações e compreensões. Módulos e tipos abstratos de dados.

QUEM PODE FAZER ESTE CURSO:

Qualquer um interessado em programação. É desejável, mas não é obrigatório, que já tenha domínio em programação procedural.

POR QUE DEVO FAZER ESTE CURSO:

Programação funcional existe desde os primórdios da computação. É uma maneira simplificada, limpa e previsível de criar código. O código resultante é fácil de testar e manter. Curiosamente ele  se tornou um paradigma de programação relevante para o cenário tecnológico atual, facilitando a paralelização e distribuição de código.

OBJETIVOS

Compreender os conceitos básicos de programação funcional e ser capaz de programar de forma funcional.

Objetivos Específicos:

• Entender conceitos básicos de programação funcional, utilizando recursividade, e evitando estado e mutabilidade;
  • Compreender construções básicas em LISP, Scheme e Racket;
  • Atingir proficiência de programação em LISP;
  • Entender redução e conversão de expressões e formas sintáticas;
  • Ser capaz de aplicar padrões básicos de projeto utilizando funções recursivas;
  • Entender e saber utilizar polimorfismo, funções de alta ordem e equivalência dado programa em programação funcional;

Manoel Mendonça é Ph.D. em computação pela Universidade de Maryland (EUA), Mestre em engenharia de computação pela UNICAMP e Bacharel em engenharia eletrônica pela UFBA. Ele já publicou cerca de 200 artigos científicos, liderou vários projetos de TI de alta complexidade e recebeu mais de 20 prêmios e menções honrosas por suas atividades profissionais e científicas. Ele foi cientista visitante do Centro de Estudos Avançados da IBM CANADÁ e cientista do Centro Fraunhofer – Maryland (EUA). Em 2012, ele fundou o Centro de Projetos Fraunhofer na UFBA (FPC-UFBA) e trabalhou como seu diretor por sete anos. Foi Secretário de CT&I da Bahia, Presidente do Conselho Curador da FAPESB, e Membro dos Conselhos Administrativos da DESENBAHIA e da PRODEB. Prof. Mendonça é Membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Titular da Academia de Ciências da Bahia (ACB), e Membro Sênior do IEEE e da ACM.