DEEP LEARNING APLICADO A IMAGENS COM PYTHON

Curso: Deep Learning Aplicado A Imagens Com Python
Turno/Horário: Terças e Quintas-feiras - 9h às 12h.
Período: 23/05/2023 a 20/06/2023
Professor (a): Prof. Luciano Rebouças (IC/UFBA).

Informações e Inscrição em:

bit.ly/tomorrow-ufba

EMENTA:

Noções sobre imagem digital, introdução ao processamento digital de imagens, introdução ao aprendizado de máquina aplicado a imagens, redes neurais, redes neurais convolucionais, protocolos de treinamento para reconhecedores de padrões em imagens, métricas de avaliação de desempenho.

QUEM PODE FAZER ESTE CURSO:

Alunos com conhecimento de estrutura de dados, álgebra linear, conhecimentos básicos sobre redes neurais e programação.

POR QUE DEVO FAZER ESTE CURSO:

Deep Learning é uma técnica de Aprendizado de Máquina que utiliza redes convolucionais profundas para analisar e entender padrões em dados. Quando aplicado a imagens, Deep Learning permite que sejam extraídas informações detalhadas sobre as características das imagens, como bordas, formas e texturas. Com este curso, os participantes aprenderão sobre as principais técnicas de Deep Learning aplicadas a imagens, tais como redes neurais convolucionais, transferência de aprendizado e detecção de objetos. Além disso, serão apresentados os principais frameworks e bibliotecas utilizados na implementação de modelos de Deep Learning. A partir desses conhecimentos, os participantes poderão aplicar essas técnicas em projetos práticos, tais como reconhecimento de rostos, detecção de objetos em imagens médicas, reconhecimento de objetos em imagens de satélite e muitos outros.

OBJETIVOS

O objetivo principal do curso é apresentar e analisar os conceitos fundamentais de redes convolucionais profundas aplicadas no processamento e análise de imagens.

Objetivos Específicos:

• apresentar os conceitos das principais tarefas de visão computacional: classificação, detecção e segmentação de imagens
  • entender sobre os componentes principais de uma rede convolucional e seu princípio de funcionamento
  • conhecer algumas arquiteturas e funcionamento de redes utilizadas para classificação, detecção e segmentação
  • analisar as principais métricas para avaliação de sistemas de processamento de imagens

Prof. Luciano Oliveira realizou o seu doutorado no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, Portugal, na área de Engenharia Elétrica e de Computadores. É Professor Associado do Instituto de Computação, Departamento de Ciência da Computação, e chefe do Laboratório de Pesquisa Intelligent Vision Research Lab (http://ivisionlab.ufba.br), da Universidade Federal da Bahia. Tem larga experiência na área de Visão Computacional, Reconhecimento de Padrões em Imagens e Aprendizagem de Máquina, atuando principalmente em Robótica, Cidades Inteligentes, Sistemas Biométricos e Biomedicina.