Ciência de Dados

Curso: Capacitação em Ciência de Dados
Turno/Horário: Segundas e Quartas-feiras - 9h às 12h
Período: 17/04/2023 a 15/05/2023
Professor (a): Prof. Dr. Ricardo Rios (IC/UFBA).

Informações e Inscrição em:

• Início: 12/04/2023
  • Fim: 14/04/2023
  • Resultado da seleção para a primeira turma:  15/04/2023
Faça a sua inscrição através do link: https://forms.gle/wkpp5EJfBD1g1CMPA.

Básico/Introdutório

O objetivo geral do curso é apresentar os conceitos fundamentais da área de Ciência de Dados.

Objetivos Específicos:

• Conhecer os fundamentos de gerência de dados;
  • Discutir questões éticas e a legislação atual;
  • Conhecer a infraestrutura geral para coleta e armazenamento de dados;
  • Utilizar ferramentas de apoio à análise de dados;
  • Introdução à Inteligência Artificial

PRÉ-REQUISITO OBRIGATÓRIO:

Noções de Estrutura de Dados.

A área de Ciência de Dados (CD) tem atraído a atenção de pesquisadores e profissionais do mercado de trabalho que buscam integrar diferentes áreas do conhecimento para transformar dados em informação relevante para tomada de decisão. Atualmente, a CD tem se apresentado como um poderoso ferramental de apoio a pesquisas científicas e empresas têm encontrado dificuldade para contratar profissionais com essa competência. Neste curso, os alunos aprenderão conceitos introdutórios de Gerência de Dados, Infraestrutura, Ética, Legislação, Ferramentas essenciais e Inteligência Artificial. O curso foi planejado para fornecer os fundamentos de Ciência de Dados para um público que visa conhecer a área, mesmo sem ter uma formação na área de Computação e tecnologia em geral.

Conceitos gerais de Ciência de Dados com ênfase em exploração e engenharia de dados, treinamento de modelos, interpretação de resultados e aplicações.

Ricardo Rios é professor adjunto do Instituto de Computação e pesquisador na área de Inteligência Artificial, atuando em temas como Aprendizado de Máquina, Redes Neurais Profundas e Ciência de Dados. Atualmente, Ricardo coordena o grupo de pesquisa CINO (Computational Intelligence and Optimization Research Lab). Em colaboração com pesquisadores da academia e indústria, Ricardo tem buscado resolver problemas em diferentes aplicações reais nas áreas de Medicina, Vulcanologia, Transporte Público e Biodiversidade. Além de publicar diversos artigos nessas áreas, Ricardo é editor da revista científica Expert Systems with Applications (Elsevier). Ricardo é pesquisador associado do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEMEAI/USP) e do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial (SENAI/CIMATEC), e orientador do MBA em IA e Big Data do ICMC/USP. Em 2022, Ricardo recebeu o prêmio Google Latin American Research Awards por seu trabalho com modelagem e monitoramento da Biodiversidade Brasileira.