Segurança Cibernética

Curso: Segurança Cibernética
Turno/Horário: Sextas - 09h às 12h e das 14h às 17h

Período: 11/08/2023 a 01/09/2023

Professor (a): Prof. Leobino Sampaio (IC/UFBA)

Informações e Inscrição em:

bit.ly/ufba-tomorrow-agosto

Aprovados: Clique aqui para acessar os aprovados

Contribuir com a formação e atualização tecnológica de profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do desenvolvimento e uso de sistemas considerando questões relacionadas à segurança cibernética.

Objetivos Específicos

• Revisitar conceitos fundamentos básico da segurança de sistemas de informação;
  • Conhecer as principais questões de fiscalização de Sistemas de Informação;
  • Compreender controles de tecnologias da informação explorados nos processos de auditoria de sistemas;
  • Conhecer as principais normas e padrões utilizados nas fiscalizações e Diagnóstico de Sistemas de Informação;
  • Entender o papel e os desafios da segurança de sistemas nas organizações;
  • Compreender a importância e impactos das plataformas digitais na segurança e privacidade.

Alunos e profissionais da área de ciência da computação e áreas afins interessados em temas atuais de segurança da informação.

PRÉ-REQUISITO OBRIGATÓRIO:

Não possui

No mundo digital em constante evolução, a segurança cibernética tornou-se uma preocupação central para o brasil e no mundo. com a crescente dependência de tecnologias da informação e comunicação (TIC) em todos os setores da sociedade, proteger os sistemas de informação e infraestrutura digital é fundamental para garantir a soberania nacional, a estabilidade econômica e a proteção dos cidadãos brasileiros. o brasil é um dos países mais conectados do mundo, com uma população que utiliza ativamente a internet e uma infraestrutura digital em expansão. essa conectividade traz inúmeras oportunidades para o desenvolvimento econômico, a inovação tecnológica e a interação social. Este curso tratará das principais questões relacionadas à segurança cibernética, proteção e privacidade de dados em tempos do uso massivo das plataformas de nuvem, tratando de questões relacionadas à cidadania e segurança pública..

• Ameaças, riscos e vulnerabilidades dos sistemas de informação
  • O conceito e os objetivos da segurança da informação
  • Segurança de dados
  • Segurança física
  • Criptografia e criptoanálise
  • Autenticação e controle de acesso
  • Certificação digital. Detecção de intrusão
  • Contramedidas; Gestão de identidades
  • Fraudes digitais
  • Engenharia social
  • Computação em nuvem e plataformas digitais
  • Redes Sociais
  • Serviços de mensageria
  • Legislação
  • Ética
  • Tópicos avançados.

Doutor em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2011), Mestre em Redes de Computadores pela Universidade Salvador - UNIFACS (2004), graduado em Ciência da Computação Com Ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Salvador - UNIFACS (1996) e Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador - UCSal (1999). Em 2020, realizou estágio pós-doutoral como professor visitante no Internet Research Lab (IRL) do departamento de Ciência da Computação na University of California, Los Angeles (UCLA). Com mais de 20 anos de experiência em pesquisa e ensino em cursos de graduação, atualmente é professor Associado III da UFBA, membro permanente do programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) do Instituto de Computação da UFBA e líder do grupo de pesquisa INSERT - Infraestrutura e Sistemas para Redes e Telecom. É Pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq, Coordenador do Comitê Técnico em Monitoramento de Redes (CT-Mon) da RNP, membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e IEEE. Atua nas áreas de Segurança cibernética, Redes de Computadores e Internet do Futuro.