Capacitação em Segurança de Dados

Informações em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-agosto2024

Inscrição em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-agosto2024-form

Intermediário

Este curso tem como objetivo capacitar o aluno compreender os principais conceitos que envolve segurança de informação

Compreender os conceitos que envolvem redes e segurança de dados.

Aprender segurança de dados é essencial em um mundo cada vez mais conectado e dependente da tecnologia. Com a explosão da quantidade de dados digitais e a frequência crescente de ameaças cibernéticas, desde ataques de ransomware até roubo de identidade, a necessidade de proteger informações sensíveis nunca foi tão urgente. Entender os princípios de segurança de dados não é apenas uma vantagem profissional, mas uma responsabilidade pessoal e social. Ao adquirir conhecimentos nessa área, as pessoas podem proteger não só seus próprios dados, mas também os de suas empresas, clientes e comunidades. Além disso, a segurança de dados é fundamental para garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações, promovendo a confiança no mundo digital em constante evolução.

Conceitos de redes

Pilares de segurança,

Criptografia, assinatura e certificação de chaves

Rodolfo Meneguette é professor associado do Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação, bolsista de produtividade CNPq desde 2019. Terminou o seu pós-doutoramento pela Universidade de Ottawa (UOttawa) em 2017. Em dezembro de 2013 obteve o título de doutor pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Em 2009 finalizei o mestrado na Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Formado pela Universidade Paulista - UNIP- de São José do Rio Preto campus JK. Atualmente é coordenador de projeto de pesquisa voltado para sistema de transporte inteligente financiado pelo CNPq e coordena uma colaboração internacional junto a FAPESP. Eu também fui coordenador e colaborador de projetos de pesquisa financiados pela FAPESP. Editor associado de 4 revistas sendo IEEE T-ITS, IEEE LATAMT, ELSEVIER VEHCOM e ReCiC. Estou entre os 2 dos pesquisadores mais influentes no mundo pela na lista Worlds Top 2 Scientists desde 2021 realizada pela universidade de Stanford. Obteve diversas publicações em eventos e periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: redes veiculares, disseminação de dados, robótica, rede neural artificial e sistemas embarcados, sistema de transporte inteligente.