Programação para IoT

Nível do curso: Intermediário

Elegível para a trilha de

Objetivo do curso:

Capacitar os participantes com as habilidades necessárias para desenvolver e programar dispositivos e sistemas conectados à Internet das Coisas (IoT), permitindo a criação de soluções inovadoras e funcionais que integram hardware e software de maneira eficiente e segura.

Objetivos específicos:

Compreender os princípios básicos da Internet das Coisas, incluindo arquiteturas de sistemas IoT, componentes típicos de dispositivos IoT e protocolos de comunicação; Adquirir competências em programação para dispositivos embarcados, como microcontroladores e microprocessadores, considerando restrições de energia, memória e processamento. Aprender a integrar sensores e atuadores em dispositivos IoT, programando sua interação com o ambiente físico e o envio de dados para plataformas de processamento e análise. Desenvolver habilidades para configurar e programar a comunicação entre dispositivos IoT, utilizando protocolos como MQTT, CoAP, HTTP, entre outros, para troca eficiente de dados. Realizar a implementação prática de projetos de IoT, desde a prototipagem inicial até a fase de testes e depuração, utilizando ferramentas e plataformas de desenvolvimento adequadas. Desenvolver habilidades em análise de dados provenientes de dispositivos IoT, utilizando técnicas como big data e aprendizado de máquina para extrair insights e tomar decisões baseadas em dados; Estar apto a acompanhar e adaptar-se às rápidas mudanças e inovações na área de IoT, incluindo novas tecnologias emergentes e tendências como IoT industrial, cidades inteligentes e saúde conectada.

Quem pode fazer esse curso?

• Pessoas da área de tecnologia que buscam aprender os conceitos básicos do desenvolvimento de aplicações para Internet das Coisas (IoT): alunos de graduação e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes; profissionais de tecnologia da informação; desenvolvedores de software que querem aprofundar seus conhecimentos para aplicações com suporte IoT.
  • Esse curso não é recomendado para profissionais de outras áreas ou entusiastas na área de tecnologia, que não conheçam os conceitos básicos da área de redes de computadores, não dominem os conceitos de Internet das Coisas (IoT) e que não programem nas linguagens de programação Python.

Como posso me capacitar para fazer esse curso?

Por que devo fazer esse curso?

Com o crescimento contínuo da Internet das Coisas (IoT), há uma demanda crescente por profissionais qualificados em programação para IoT. Essa habilidade pode abrir portas para novas oportunidades de emprego e projetos interessantes. A IoT é uma das tecnologias mais inovadoras e disruptivas atualmente, conectando dispositivos físicos à internet e possibilitando uma vasta gama de aplicações em diferentes setores, como saúde, agricultura, transporte e casas inteligentes. A programação para IoT envolve habilidades avançadas em desenvolvimento de software, integração de hardware e comunicação entre dispositivos. Essas habilidades são valiosas não apenas na IoT, mas também em outras áreas da tecnologia. Ao aprender a programar para IoT, você pode desenvolver projetos reais e tangíveis, como dispositivos inteligentes, sistemas de monitoramento remoto, automação residencial e soluções de IoT para negócios. A programação para IoT permite que você integre e programe uma variedade de sensores, atuadores e dispositivos conectados, coletando e processando dados para tomada de decisões automatizadas. Com o avanço rápido da tecnologia, incluindo inteligência artificial e computação em nuvem, ter conhecimentos em programação para IoT prepara você para as tendências futuras e para trabalhar em projetos de ponta. A habilidade em programação para IoT também pode abrir caminho para o empreendedorismo, permitindo que você desenvolva suas próprias soluções e produtos para o mercado emergente de IoT.

Ementa

Fundamentos da IoT; Arquitetura de Sistemas IoT; Componentes típicos de dispositivos IoT

Protocolos de comunicação em IoT; Introdução à programação para IoT; Configuração do ambiente de desenvolvimento; Controle de GPIO (General Purpose Input/Output) Exemplos práticos com microcontroladores; Protocolos de comunicação M2M (Machine-to-Machine): MQTT, CoAP; Desenvolvimento de aplicações cliente-servidor em IoT; Exemplos práticos de comunicação entre dispositivos; Introdução aos sensores e atuadores em IoT; Programação de sensores e atuadores; Exemplos práticos de integração de sensores e atuadores; Princípios básicos de segurança em IoT; Boas práticas de segurança para dispositivos IoT; Desafios e tendências futuras em IoT.