Introdução à Internet das Coisas (IoT)

Nível do curso: Intermediário

Elegível para a trilha de

Objetivo do curso:

Capacitar os participantes para compreender os conceitos, tecnologias e aplicações da IoT, capacitando-os a identificar e explorar oportunidades de integração e inovação de dispositivos conectados em diversas indústrias.

Objetivos específicos:

Compreender os Fundamentos da IoT: sua história, evolução e importância no contexto tecnológico atual. Explicar os principais componentes da IoT, como sensores, atuadores, dispositivos de borda, gateways e a arquitetura geral de sistemas IoT. Ensinar sobre os principais protocolos de comunicação usados na IoT, e como escolher o protocolo adequado para diferentes aplicações. Familiarizar os alunos com plataformas populares de IoT, e ferramentas de desenvolvimento e análise de dados. Introduzir os principais desafios e melhores práticas de segurança na IoT, incluindo autenticação, criptografia, e proteção contra ataques cibernéticos. Explorar casos de uso e aplicações da IoT em setores como saúde, agricultura, manufatura, transporte, cidades inteligentes, e domótica. Discutir as implicações éticas e sociais da IoT, incluindo privacidade de dados, impacto no emprego e questões regulatórias. Impulsionar os alunos com o conhecimento necessário para acompanhar as tendências e inovações futuras na área de IoT, preparando-os para continuar aprendendo e se adaptando às mudanças tecnológicas.

Quem pode fazer esse curso?

• Pessoas da área de tecnologia que buscam aprender os conceitos básicos do desenvolvimento de aplicações para Internet das Coisas (IoT): alunos de graduação e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes; profissionais de tecnologia da informação; desenvolvedores de software que querem aprofundar seus conhecimentos para aplicações com suporte IoT.
  • Esse curso não é recomendado para profissionais de outras áreas ou entusiastas na área de tecnologia, que não conheçam os conceitos básicos da área de redes de computadores e que não dominem a linguagem de programação Python.

Como posso me capacitar para fazer esse curso?

Por que devo fazer esse curso?

A Internet das Coisas (IoT) está revolucionando diversas indústrias ao conectar dispositivos físicos à internet, permitindo a coleta e troca de dados em tempo real. Compreender essa tecnologia é crucial para participar dessa transformação. Há uma demanda crescente por profissionais qualificados em IoT, à medida que mais empresas adotam essa tecnologia. Conhecimentos em IoT podem abrir portas para novas oportunidades de emprego e avanço na carreira. A IoT tem aplicações em setores como saúde, manufatura, agricultura, transporte, cidades inteligentes, energia e muitos outros. Aprender sobre IoT pode ampliar seu escopo de atuação profissional. Aprender a conectar e integrar dispositivos e sistemas diferentes é uma habilidade valiosa, especialmente à medida que o número de dispositivos conectados continua a crescer exponencialmente. Um curso introdutório em IoT pode servir como base para estudos mais avançados e especializações em áreas como inteligência artificial, análise de big data, segurança cibernética e computação em nuvem. A IoT é uma parte fundamental da quarta revolução industrial e da transformação digital. Estar preparado para essas mudanças é essencial para se manter relevante no mercado de trabalho.

Ementa

O que é Internet das Coisas? Histórico. Conceitos, definições e visões. Estado da arte e principais tecnologias envolvidas. Arquiteturas dos sistemas. Cenários e aplicações; Frameworks para IoT. Protocolos para IoT. Hardwares para construção de soluções para IoT. Questões de segurança na IoT. Plataformas de desenvolvimento e avaliação das soluções. Padrões e governança. Ética, privacidade e segurança. Perspectivas futuras e estratégias para a evolução.