Administração de redes de computadores

Nível do curso: Intermediário

Elegível para a trilha de

Objetivo do curso:

Capacitar os participantes com conhecimentos e habilidades fundamentais para configurar, gerenciar e manter redes de computadores de maneira eficaz e segura, garantindo o funcionamento contínuo e eficiente da infraestrutura de TI em uma organização.

Objetivos específicos:

Compreender os Fundamentos de Redes de Computadores; Ensinar como configurar e gerenciar redes de computadores, incluindo a configuração de roteadores e switches, e a implementação de políticas de rede; Capacitar os alunos para administrar sistemas operacionais de servidores, com ênfase em sistemas Linux, incluindo gerenciamento de contas, cotas e permissões. Instruir sobre a instalação e configuração de serviços essenciais de rede, como DNS, DHCP, NFS, SAMBA, FTP, WEB, EMAIL e SSH. Introduzir ferramentas e práticas para garantir a segurança da rede, protegendo contra ameaças cibernéticas e garantindo a integridade e confidencialidade dos dados. Ensinar o uso de protocolos e ferramentas de gerenciamento de redes, como o protocolo SNMP, para monitorar o desempenho da rede e solucionar problemas.

Quem pode fazer esse curso?

• Pessoas da área de tecnologia que buscam aprender como administrar um ambiente de redes de computadores: alunos de graduação e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes; profissionais de tecnologia da informação; desenvolvedores de software que querem aprofundar seus conhecimentos em redes.
  • Esse curso não é recomendado para profissionais de outras áreas ou entusiastas na área de tecnologia, que não conheçam os conceitos básicos da área de redes de computadores e que não dominem a linguagem de programação Python.

Como posso me capacitar para fazer esse curso?

Por que devo fazer esse curso?

Aprender sobre os diferentes sistemas e ferramentas de administração de redes permite gerenciar eficientemente uma rede corporativa, garantindo que ela funcione de maneira segura e eficaz. Entender como coletar, analisar e utilizar informações para a administração de redes é crucial para manter a rede otimizada e identificar problemas antes que se tornem críticos. Profissionais com habilidades em administração de redes são muito procurados em praticamente todas as indústrias, já que todas dependem de redes de computadores para suas operações diárias. Este curso pode servir como base para estudos mais avançados e especializações em áreas específicas de redes, como segurança de redes, administração de sistemas, e computação em nuvem.

Ementa

Introdução à Administração de Redes (sistemas de administração de redes, fontes, e fluxos de informação para administração e objetivos estratégicos); Aspectos de administração de sistemas Linux. Gerenciamento de contas e cotas. Configuração de rede e roteamento. Instalação e configuração de serviços e servidores: DNS, DHCP, NFS, SAMBA, FTP, WEB, EMAIL, SSH. Ferramentas para segurança de redes. Aspecto de gerência de redes: protocolo SNMP.