Agilidade e Gestão de Projetos de Engenharia de Software

Nível do curso: Avançado

Elegível para a trilha de

Objetivo do curso:

Capacitar profissionais a dominar os princípios e práticas da gestão ágil de projetos de software para aumentar a eficiência, qualidade e sucesso em suas iniciativas de desenvolvimento de software.

Objetivos específicos:

Dominar as Metodologias Ágeis: Compreender profundamente os princípios e valores das metodologias ágeis, como Scrum, Kanban e Extreme Programming (XP); Implementação Eficaz: Ser capaz de aplicar práticas ágeis de forma eficaz em projetos de desenvolvimento de software; Melhoria Contínua: Promover uma cultura de melhoria contínua, identificando áreas de aprimoramento nos processos de desenvolvimento e aplicando melhorias de forma iterativa; Comunicação e Colaboração: Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração eficazes para garantir a interação bem-sucedida com equipes multidisciplinares e partes interessadas; Entrega de Valor: Focar na entrega de valor ao cliente, priorizando e gerenciando o backlog de forma a atender às necessidades do cliente de maneira ágil e responsiva.

Quem pode fazer esse curso?

• Pessoas que atuam ou desejam atuar na área de desenvolvimento de software e que buscam aprimorar suas habilidades de gestão de projetos e processos: alunos de graduação e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes; profissionais de tecnologia da informação; desenvolvedores de software;
  • Esse curso não é recomendado para profissionais de outras áreas ou entusiastas na área de tecnologia, que não tenham experiência na área de Engenharia de Software.

Como posso me capacitar para fazer esse curso?

Por que devo fazer esse curso?

Fazer um curso de Agilidade e Gestão de Projetos de Engenharia de Software pode trazer inúmeros benefícios para sua carreira e a eficácia dos projetos em que você trabalha. Aprender metodologias ágeis ajuda a melhorar a eficiência e a produtividade da equipe, permitindo entregas rápidas e de alta qualidade, incentivando ciclos iterativos de desenvolvimento, onde o feedback contínuo é utilizado para refinar e melhorar o produto. A gestão ágil permite uma melhor adaptação às mudanças nos requisitos do projeto ou nas necessidades dos clientes, o que é crucial em ambientes dinâmicos e de rápido crescimento.

Ementa

Introdução às Metodologias Ágeis. Visão geral das metodologias ágeis: Scrum, Kanban, XP, entre outras. Princípios e valores ágeis. Comparação com abordagens tradicionais de gerenciamento de projetos. Estruturas e Papéis em Metodologias Ágeis. Papéis em Scrum: Scrum Master, Product Owner, Equipe de Desenvolvimento. Estruturas de reuniões e cerimônias. Fluxo de trabalho em Kanban e XP. Planejamento e Priorização. Elaboração e gerenciamento de backlog. Estimativas ágeis: Planning Poker, Story Points, etc. Priorização baseada em valor de negócio. Execução de Projetos Ágeis. Sprints e iterações. Gerenciamento visual do trabalho. Monitoramento e controle de projetos ágeis. Qualidade e Testes. Integração contínua e entrega contínua. Técnicas de testes ágeis. Garantia de qualidade em equipes ágeis. Colaboração e Melhoria Contínua. Comunicação eficaz em equipes ágeis. Colaboração multidisciplinar. Resolução de conflitos em ambientes ágeis. Retrospectivas ágeis. Ciclo de melhoria contínua. Implementação de feedback.