Programação Orientada à Objetos com Java

Nível do curso: Intermediário

Elegível para a trilha de

Objetivo do curso:

Capacitar os alunos a compreender os conceitos e práticas de POO, utilizando uma das linguagens de programação mais poderosas e amplamente utilizadas no mercado: Java.

Objetivos específicos:

Compreender os Fundamentos da POO;: Entender quais as Boas Práticas de Programação. Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas ao aplicar conceitos de POO para criar soluções eficientes e eficazes para problemas de programação complexos.

Quem pode fazer esse curso?

• Pessoas da área de tecnologia que já dominam a linguagem de programação Java e desejam aprofundar seus conhecimentos no paradigma de Orientação à Objetos: alunos de graduação e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes; profissionais de tecnologia da informação; desenvolvedores de software que já programam em Java.
  • Esse curso não é recomendado para profissionais de outras áreas ou entusiastas na área de tecnologia, que não dominem a linguagem de programação Java.

Como posso me capacitar para fazer esse curso?

Por que devo fazer esse curso?

Java é uma linguagem projetada desde o início para suportar o paradigma POO, o que torna mais fácil entender e aplicar os princípios desse paradigma, além de ser uma das linguagens de programação mais populares no mundo, usada amplamente em várias indústrias, incluindo finanças, telecomunicações e desenvolvimento de software corporativo. O conhecimento de Java e POO é altamente valorizado no mercado de trabalho, com muitas oportunidades de emprego para desenvolvedores Java. Aprender POO em Java ajuda a adotar boas práticas de programação, como o design modular e a separação de preocupações, que são essenciais para o desenvolvimento de software de alta qualidade. Os conceitos de POO aprendidos em Java são transferíveis para outras linguagens de programação orientadas a objetos, como C++, C#, Python e Ruby. Um sólido entendimento de Java e POO prepara os desenvolvedores para aprender outras tecnologias avançadas, como microservices, cloud computing e big data.

Ementa

Conceitos de Orientação a Objetos. Programação orientada a objetos: Implementação de classes, herança, polimorfismo, comunicação e associação. Conceitos de reuso e Refactoring.