Nível do curso: Básico

Elegível para a trilha de

Objetivo do curso:

Capacitar os participantes a compreender os conceitos e práticas de POO, utilizando uma das linguagens de programação que permite execução no cliente e no servidor com uma flexibilidade e dinamismo: JavaScript.

Objetivos específicos:

Compreender os fundamentos da POO. Entender quais as boas práticas de programação. Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas ao aplicar conceitos de POO para criar soluções eficientes e eficazes para problemas de programação complexos.

Quem pode fazer esse curso?

• Pessoas da área de tecnologia que já dominam a linguagem de programação Java e desejam aprofundar seus conhecimentos no paradigma de Orientação a Objetos: alunos de graduação e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes; profissionais de tecnologia da informação; desenvolvedores de software que já programam em JavaScript.

Como posso me capacitar para fazer esse curso?

Por que devo fazer esse curso?

JavaScript é uma das linguagens mais versáteis disponíveis, usada tanto para desenvolvimento front-end quanto back-end (com Node.js). Entender POO em JavaScript permite que você crie aplicativos complexos em ambos os ambientes. Aprender POO em JavaScript ajuda a solidificar conceitos fundamentais de programação orientada a objetos. POO ajuda a organizar o código de maneira mais modular e reutilizável, facilitando a manutenção e a escalabilidade das aplicações. Conhecimentos de POO são fundamentais ao trabalhar com frameworks modernos como React, Angular, Vue.js e Node.js, que facilitam o desenvolvimento de aplicações web robustas. Com a crescente demanda por desenvolvedores JavaScript no mercado de trabalho, aprender e dominar POO com essa linguagem pode trazer retornos significativos para sua carreira.

Ementa

Conceitos de orientação a objetos. Programação orientada a objetos: classes, métodos, construtores, atributos. Visibilidade e encapsulamento. Herança e polimorfismo. Tratamento de exceções. Tipagem estática com TypeScript.