Programação Backend com Node.js

Nível do curso: Intermediário

Elegível para a trilha de

Objetivo do curso:

Capacitar os participantes nos fundamentos da construção de sistemas web de back-end usando Node.JS.

Objetivos específicos:

Introduzir os fundamentos do desenvolvimento Web de back-end; apresentar a arquitetura de uma aplicação Web back-end; discutir os fundamentos do Node.js; desenvolver pequenos projetos com Node.js.

Quem pode fazer esse curso?

• Pessoas da área de tecnologia (alunos de graduação e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes; profissionais de tecnologia da informação; desenvolvedores de software) que já dominam a linguagem de programação JavaScript. Além disso, é desejado, mas não essencial, que o participante tenha algum conhecimento das linguagens de marcação HTML e estilo CSS, uma vez que os exemplos e exercícios serão desenvolvidos com essas ferramentas.
  • Esse curso não é recomendado para profissionais de outras áreas ou entusiastas na área de tecnologia, que não dominem lógica de programação, em particular a linguagem JavaScript

Como posso me capacitar para fazer esse curso?

Por que devo fazer esse curso?

Node.js é amplamente utilizado para o desenvolvimento de aplicações web escaláveis e rápidas, especialmente no back-end. Há uma alta demanda por desenvolvedores que dominam essa tecnologia. O conhecimento de Node.js pode abrir portas para diversas oportunidades de emprego em startups, grandes empresas de tecnologia e projeto freelance. Node.js é conhecido por seu desempenho rápido e eficiente, especialmente em aplicativos que requerem operações de I/O intensivas, como servidores de aplicação e APIs em tempo real. A arquitetura baseada em eventos de Node.js permite a construção de aplicações altamente escaláveis, capazes de lidar com um grande número de conexões simultâneas. Aprender Node.js proporciona uma base sólida para uma carreira de longo prazo no desenvolvimento de software, com possibilidades de avanço e especialização.

Ementa

Introdução ao Node.js História e Conceitos. Trabalhando com Módulos e Pacotes. Gerenciamento de Pacotes com NPM. Desenvolvimento de Aplicações Web. Autenticação e Autorização. Introdução à Segurança em Aplicações Web.