Estruturas de Dados

Nível do curso: Intermediário

Elegível para as trilha de

Objetivo do curso:

Capacitar os participantes em analisar e aplicar as principais estruturas de dados em problemas práticos de programação.

Objetivos específicos:

Entender o conceito de tipo abstrato de dados. Apresentar as principais estruturas de dados. Desenvolver a capacidade do aluno de analisar e escolher as estruturas de dados e algoritmos que sejam apropriados para a resolução de um determinado problema.

Quem pode fazer esse curso?

Pessoas com conhecimento de programação consolidado em Python ou C/C++, e buscam novos desafios e expandir seus conhecimentos em programação.

• Pessoas da área de tecnologia que já programam e desejam aprofundar seus conhecimentos para lidar com sistemas complexos e de alta performance; alunos de graduação e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes; profissionais de tecnologia da informação; desenvolvedores de software. É desejável o conhecimento das linguagens de programação C/C++ ou Python
  • Esse curso não é recomendado para profissionais de outras áreas ou entusiastas na área de tecnologia, que não dominem Pensamento Computacional ou lógica de programação e não conheçam as linguagens de programação C/C++ ou Python.

Como posso me capacitar para fazer esse curso?

Por que devo fazer esse curso?

Estruturas de dados fornecem as bases para a organização, gerenciamento e armazenamento eficientes dos dados. Aprender sobre estruturas de dados ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas complexos de maneira mais eficiente e eficaz. Você poderá escrever programas mais eficientes mesmo lidando com grandes volumes de dados. Além disso, estruturas de dados e algoritmos são temas recorrentes em entrevistas técnicas para posições em tecnologia. Ter um bom entendimento desses conceitos pode aumentar suas chances de sucesso em entrevistas de emprego. Estruturas de dados também são a base para muitos conceitos avançados em ciência da computação, como aprendizado de máquina, inteligência artificial e análise de big data. Um bom entendimento dessas estruturas é essencial para avançar em áreas tecnológicas mais complexas.

Ementa

Tipos Abstratos de Dados. Estruturas de dados fundamentais: listas, filas, pilhas, árvores e heaps.