Capacitação em Processamento de Linguagem Natural

Informações em:  https://bit.ly/ufba-tomorrow-julho2024

Inscrição em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-julho2024-form

Resultado aqui

Compreender e Delimitar a área de Processamento de Linguagem Natural e suas principais tarefas, implementando técnicas clássicas e contemporâneas aos principais problemas da área.

Posicionar a área de Processamento de Linguagem Natural como área interdisciplinar; Compreender níveis de análise linguística e principais tarefas de análise associadas a esses; Construir soluções a algumas tarefas baseado em métodos simbólicos, estatísticos ou neurais;

Estudantes, profissionais e entusiastas nas áreas de tecnologia da informação, linguística computacional/de corpus e ciência de dados, com alguma experiência prévia relacionada a Inteligência Artificial, que desejem trabalhar com processamento de grandes quantidades de texto para automatizar/otimizar processos. Espera-se um conhecimento básico em Aprendizagem de Máquina  e programação de computadores. Conhecimentos em redes neurais/deep learning e bibliotecas para sua implementação (e.g., Torch/Pytorch, Tensorflow, etc.) são desejáveis - porém não necessários.

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é uma área robusta e em crescente expansão com grande aplicabilidade em todas as áreas. Tal curso oportuniza o estudo de técnicas para  construção de sistemas automatizados de tomada de decisão para otimização de processos assim como sistemas de mineração de informação, baseado no processamento de dados textuais. As aulas terão enfoque na implementação de técnicas, desde básicas a avançadas, para problemas centrais no estudo de PLN, como classificação textual e reconhecimento de estruturas (como nomes).

Linguística Computacional e PLN; Análise Linguística; Classificação de Textos: aplicações a classificação por tópico, análise de sentimentos e outros; Classificação de sequências: aplicações a etiquetagem morfossintática e Reconhecimento de Entidades Nomeadas; Aplicações.

Marlo Souza é professor do Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), trabalhando nas áreas de Teoria da Computação, Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Inteligência Artificial (IA). É doutor em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi coordenador (2019-2023) da Comissão Especial de Processamento de Linguagem Natural (CE-PLN) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), tendo experiência em projetos de pesquisa e inovação na área.