Capacitação em Desenvolvimento de jogos com Unity para plataforma móvel

Resultado aqui

Intermediário

Desenvolver jogos 2D para celulares

Compreender o ambiente Unity, um dos mais utilizados pela indústria; Compreender o que são objetos de jogo, como são construídos e como interagem entre si através de mecanismos disponíveis na engine e scripts; Compreender e projetar os mecanismos básicos presentes em um jogo, como abertura, menus, gameplay e pontos de save/load; Desenvolver um jogo simples

Pessoas interessadas em fazer seu próprio game, seja para satisfação própria, impressionar familiares, amigos e colegas ou para ingressar numa nova atividade econômica. Conhecimentos básicos de programação são bem-vindos mas não mandatórios, uma vez que será dada uma explanação geral sobre tais conceitos.

A indústria de jogos é a principal do setor de entretenimento e mídia, superando a do cinema e da música juntas. Com faturamento acima de 200 bilhões de dólares em nível mundial e de 13 bilhões de reais no Brasil, trata-se de um setor em grande desenvolvimento, o qual necessita de pessoal qualificado em diferentes frentes, para atender um público superior a 100 milhões de usuários somente no país. Em termos de empregabilidade, o Brasil possui mais de 1000 empresas no setor. Além disso, você poderá ser um desenvolvedor independente. Vamos começar a trilhar este caminho?

Ambiente Unity: Versões, Instalação e Elementos da IDE: Lógica de programação: Algoritmo, Scripts em C#, Variáveis, Operadores lógicos, aritméticos e relacionais, Estruturas de decisão, Estruturas de iteração, Arrays, Funções e Legibilidade de código; Objetos para composição de um jogo: Game Objects e Assets; Elementos gráficos para jogos 2D: Sprites, Animações usando sprites e Controle de animações por máquina de estados: Animator; Interfaceamento com usuário: Teclado, Mouse, Gamepad e Touchscreen; Cenários: Construção, Movimentação, Efeito paralaxe, Controle de câmera por Cinemachine, Ocultação de elementos, Efeitos de iluminação e Sistema de partículas; Controle de movimentação de personagens: Captura de entrada do usuário, Captura de interações com o cenário e/ou inimigos/adversários, Detecção de colisões e Interação entre scripts; Trabalhando com diferentes cenas/fases: Carregamento de cenas e Preservação de dados entre cenas; Tratamento de áudio e vídeo: Inserção de arquivos de áudio, Exibição de arquivos de vídeo e Controle de volume pelo usuário; Acabamento do jogo: Exibição de informações em primeiro plano: Head-Up Display, Criação de aberturas, Criação de menus e Salvando e recuperando dados do jogo; Elaboração de um jogo pelo/pela aluno/aluna.

Bacharel em Ciências da Computação (IBILCE/UNESP), com Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional (IBILCE/UNESP) e Doutorado em Engenharia Elétrica, na área de Eletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica (FEEC/UNICAMP). Professor universitário na área de Computação desde 1997, atualmente é professor associado da Escola Politécnica da UFBA, onde atua principalmente no curso de Engenharia de Computação, no qual é também coordenador de curso.