Capacitação em Construindo Dashboards com R

Inscrição em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-julho2024-form

Resultado aqui

Básico/Introdutório

Apresentar tópicos introdutórios e conceituais relacionados a painéis de visualização de dados e aplicações cliente-servidor. Capacitar o aluno para planejar e modelar Dashboards e suas respectivas fontes de dados. Apresentar e praticar o uso de componentes gráficos. Desenvolver um Dashboard a partir de um conjunto definido de dados.

Permitir que profissionais de áreas distintas da computação desenvolvam capacidades técnicas para publicar dados; Apresentar bibliotecas da Linguagem R voltadas à visualização e publicação de dados.

Pessoas que já possuam conhecimentos básicos sobre HTML e a linguagem R com interesse em desenvolver painéis interativos de visualização de dados.

Para oportunizar a construção de painéis de visualização de informações, a partir de conjuntos de dados organizados pelos alunos com demandas de publicação de seus dados.

Introdução a arquitetura de uma aplicação cliente-servidor utilizando R: características e componentes. Definições e Tipos de DashBoard. Planejamento de um dashboard: Funções, Layout, conexões, reatividade. Pacotes do R para criação de dashboards. Criação de uma aplicação básica Hello World. Organização e estruturação dos dados. Componentes Gráficos. Disponibilização dos dados por componentes gráficos. Construção de DashBoards.

Pablo é graduado em Ciência da Computação pela UFBA e mestre em Banco de Dados pelo programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Em 2016, concluiu o Doutorado pelo PPGAU-UFBA trabalhando com Análise de Redes Sociais e dados urbanos. Professor associado do IFBA, campus Salvador, atuando no curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Concentra sua pesquisa na área de Sistemas de Informação com ênfase em Dados Urbanos e Dados Abertos. Também é membro dos grupos de pesquisa GSORT e GPEC.