Capacitação em Design Thinking: Teoria e Prática

Turno/Horário: Segunda, Quarta e Sexta | 8h às 12h

Período: 08/07 a 19/07/2024

Novo Período: 03/07 a 12/07/2024
(03, 04 e 05 - Quarta, Quinta e Sexta | 08, 10 e 12 - Segunda, Quarta e Sexta)

Professor(a): Eduardo Santana de Almeida

Informações em:  https://bit.ly/ufba-tomorrow-julho2024

Inscrição em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-julho2024-form

Resultado aqui

Básico/Introdutório

Fornecer as bases para a utilização de design thinking no desenvolvimento de produtos e negócios inovadores.

Discutir os principais conceitos e ferramentas para aplicação de design thinking no desenvolvimento de produtos; Estruturar o desenvolvimento de um produto em grupo utilizando design thinking

Pessoas que possuem interesse em desenvolver produtos e negócios inovadores.

Ao fim do curso o estudante terá aprendido os principais conceitos e ferramentas relacionadas a design thinking e sua aplicação prática no desenvolvimento de produtos e negócios inovadores.

Fundamentos de Design thinking; Processo de Design thinking; Entendimento das Necessidades dos Clientes e Desenvolvimento de Soluções; Prototipação, teste e avaliação de conceitos e ideias; Projeto prático para desenvolvimento de um produto inovador utilizando os principais conceitos e ferramentas de design thinking

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salvador (2000), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003), doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) com período sanduíche na University of Mannheim (2006) e Pós Doutorado no Virginia Tech (2008) e University of California, Irvine (2019). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Membro do Comitê de Assessoramento de Ciência da Computação (CA-CC) do CNPq. Durante o período de 2012-2014 foi Coordenador do Mestrado em Ciência da Computação (MCC) UFBA-UEFS. Em 2014 foi também Chefe do Departamento de Ciência da Computação (DCC). Atuou como Líder de Pesquisa em Engenharia de Software no Fraunhofer Project Center (FPC/UFBA) de 2012-2015 onde auxiliou na sua concepção inicial. Foi Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) no período de 2015-2017. Foi Presidente da Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES) da SBC (2016-2017). Na universidade, tem participado e coordenado diversos projetos com financiamentos da FAPESB, FACEPE, FINEP, CNPq, CAPES e iniciativa privada. No cenário internacional, coordenou projetos de cooperação formal com a Suécia (Malardalen University), Espanha (Universitat Politècnica de València) e Bélgica (University of Namur) com financiamentos do Governo Sueco e CAPES (DGU, WBI). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos, processos, ferramentas e métricas para o desenvolvimento de software reutilizável. Nesta área, é autor de três livros e mais de 250 artigos publicados nos principais congressos e periódicos. Supervisionou mais de quarenta alunos de mestrado e doutorado. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Association for Computing Machinery (ACM) Senior Member, IEEE Senior Member, membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Engenharia de Software (INES), IEEE Computer Society Certified Software Development Professional (CSDP), Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia (ACB) e Membro do Conselho de Inovação da Prefeitura de Salvador. Na sua comunidade de pesquisa tem participado ativamente como General Chair (SPLC, SBCARS, SBQS, VaMoS, ICSR, ICSA), Program Chair (SPLC, ACM SIGSOFT CBSE, ICSR, SBCARS, SBQS, SBES), Workshop Chair (WICSA/ECSA, ICSR), Publicity Chair (ICSR, ICGSE), Steering Committee (ICSA, SPLC, ICSR, VaMoS, SBCARS, CBSOFT, SBES) e PC member. Atualmente, atua como Co-editor chefe do Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD) e membro do corpo editorial do Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS).