Capacitação em Introdução ao Aprendizado de Máquina

Informações em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-junho

Inscrição em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-junho-form

RESULTADO AQUI

Capacitar o(a) estudante para entender e desenvolver algoritmos de aprendizagem de máquinas.

Compreender os conceitos gerais do aprendizado de máquina; Compreender a análise e o pré-processamento de dados; Compreender os principais métodos de avaliação de modelos; Compreender os principais métodos baseados em distância; Compreender os principais métodos probabilísticos; Compreender os principais métodos simbólicos; Compreender os principais métodos conexionistas; Compreender os principais métodos de maximização de margens.

Estudantes e profissionais que possuem uma noção básica de Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral e Probabilidade.

A Inteligência Artificial (IA) é um dos temas mais instigantes da atualidade para a solução de uma grande variedade de problemas. O seu grande sucesso deve-se a uma de suas subáreas, denominada Aprendizado de Máquina, que concentra a maior parte dos algoritmos responsáveis por soluções exitosas, seja em ambiente doméstico, corporativo ou industrial.

Conceitos gerais de aprendizado de máquina e noções de probabilidade. Análise e pré-processamento de dados. Avaliação de modelos. Métodos baseados em distância. Métodos probabilísticos. Métodos simbólicos. Métodos conexionistas. Métodos de maximização de margens.

Antonio C. L. Fernandes Junior possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2005) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2015). Atualmente é professor Associado I, em regime de dedicação exclusiva, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (DEEC/EP/UFBA). É pesquisador associado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE/UFBA). Foi coordenador do Colegiado do Curso de Engenharia de Computação (CCECOMP) do DEEC entre dezembro de 2016 e dezembro de 2018. Tem experiência na área de Engenharias Elétrica e de Computação, com ênfase em Aprendizado de Máquina, Processamento Digital de Sinais, Áudio, Acústica, Psicoacústica, Telecomunicações e Eletromagnetismo.