Capacitação em Introdução à Segurança de Redes

Inscrição em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-junho-form

RESULTADO AQUI

Básico/Introdutório

Proporcionar uma introdução a redes de computadores e segurança.

Abordar as funcionalidades dos protocolos da Internet, bem como a sua especificação, verificação, implementação e desempenho. Abordar as questões de segurança em redes teórica e, eventualmente, prática. Os estudantes serão convidados e provocados a realizarem laboratórios de experimentos, com o objetivo de consolidar os conceitos de rede apresentados e assim fomentar a curiosidade e interesses sobre as redes de computadores com maior profundidade.

Estudantes universitários, profissionais da área e correlatas, entusiastas que possuam conhecimentos básicos sobre rede de computadores, vontade de aprender e que estejam interessados em compreender como a segurança de redes se desenvolve.

Você já se perguntou o que faz a Internet funcionar? Ou Quais são as questões de segurança nas redes de computadores? Ou o que acontece ao apertar o botão de chamada do seu smartphone? Ou como minhas mensagens não são interceptadas por terceiros? Ou o que posso fazer para me proteger ao usar as redes de computadores?

Quer adquirir este tipo de conhecimento que lhe permita entender e, possivelmente, implementar a Internet e suas questões de segurança? Se sim, este é o curso certo para você dar os primeiros passos!

Introdução às redes de computadores - As camadas de rede: Física, Enlace, Redes, Transporte e Aplicação. Introdução a segurança em redes - Teoria/Prática: criptografia, troca de chaves, segurança de e-mails e web, técnicas de hacking e de anti-hacking.

Bruno possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2012), Mestre e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015 e 2019). Foi professor no Departamento de Computação e Sistemas - Decsi da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2019-2022). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (2022-atual). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, redes de sensores sem fio, Internet das Coisas (IoT), computação móvel / ubíqua, fusão/análise de dados, Modelagem Computacional para CAD (Computação de Alto Desempenho), processamento paralelo (GPU, MPI, OpenMP). Atuando ativamente no desenvolvimento de técnicas e tecnologias nas áreas de interesse.