Capacitação em Pensamento Computacional

Básico/Introdutório

Conceitualizar, contextualizar e exercitar o Pensamento Computacional

Conhecer diferentes visões sobre o significado do Pensamento Computacional

Compreender a forma como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incorpora o Pensamento Computacional na educação básica

Desenvolver o pensamento algorítmico através de práticas

Pessoas de qualquer área de conhecimento que saibam usar o mouse e o computador, que estejam interessadas em compreender o que é o pensamento computacional e como essa disciplina pode ser incorporada na educação básica em um contexto interdisciplinar. Por exemplo, este curso é ideal para professores da educação básica e estudantes de licenciatura de qualquer área de conhecimento.

O pensamento computacional é uma disciplina voltada para o desenvolvimento de habilidades centrais para a educação em computação, que já estão incorporadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que, portanto, estão sendo incorporadas na formação de jovens do ensino básico no Brasil. A disciplina tem ênfase no exercício do pensamento algorítmico para resolução de problemas em diversas áreas de conhecimento. Compreender a função do Pensamento Computacional, seus conceitos básicos e exercitar estes conceitos é importante para a formação na educação básica nos dias atuais.

Conceitualização do pensamento computacional. O pensamento computacional e a BNCC. Elementos do pensamento computacional: decomposição, abstração, reconhecimento de padrões, algoritmos. Algoritmos: entrada, processamento e saída. Elaboração de algoritmos com uma linguagem baseada em blocos. Expressões lógicas e aritméticas, estruturas de decisão, estruturas de repetição.

José Amancio é professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. É doutor em Ciência da Computação e realiza pesquisas na área de Engenharia de Software e Educação em Computação. Coordena um projeto de extensão com ênfase em aplicação do Pensamento Computacional para jovens da rede pública de ensino, na educação básica.