Curso de Capacitação em Visualização de Dados com Google Colab e Tableau

Período: 11/04/2024 a 30/04/2024
Professor (a): Danilo Coimbra

Básico

Construir competências e habilidades que permitam ao participante desenvolver painéis com visualizações interativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Compreender os fundamentos teóricos básicos que abarcam o tema de visualização
  • Estudar, analisar e customizar diferentes técnicas de visualização
  • Identificar e aplicar técnicas de visualização de acordo com as características dos conjuntos de dados no POWER BI.
  • Construir painéis interativos (dashboards) de modo a facilitar a extração de informação dos dados

Pessoas que tenham interesse e/ou trabalhem com análise visual de dados. Não há pré-requisito ou conhecimento prévio necessário.

Voltado para pessoas que querem ou gostariam de trabalhar com análise de dados, especificamente melhor compreensão dos dados utilizando metáforas visuais (dashboards) para apresentá-los.

• Fundamentos Básicos de Visualização de Informação.
  • Exemplos teóricos e práticos de técnicas de visualização aplicadas a diferentes tipos de dados e conjuntos de dados, como: temporal, textual, multidimensional, geoespacial, grafos, redes e árvores.
  • Apresentação e discussão sobre os conceitos teóricos apresentados e como estes estão associados e dispostos nas ferramentas Google Colab e Tableau.

Professor adjunto na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador na área de Visualização de Dados e Visual Analytics. Possui doutorado com dupla-titulação, contemplando as Universidades de São Paulo - Brasil e Universidade de Groningen - Holanda. Membro do Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação da UFBA (PGComp), atuando em pesquisas teóricas e aplicadas em conjunto com seus parceiros discentes e docentes, internos e externos à UFBA. Sonha em viver em um país com pouca desigualdade social, e gosta de imaginar que está contribuindo para esse sonho de algum modo. Acredita na CIÊNCIA e no DIÁLOGO como sendo essenciais no processo de ensino-aprendizagem. É apaixonado pelas belezas naturais de Salvador, não dispensa oportunidade de fazer qualquer esporte, entusiasta de novas tecnologias e admirador da cultura geek.