Capacitação em Banco de Dados para Iniciantes

Curso: Banco de Dados para iniciantes

Turno/Horário: Sábado | 9:00h às 16:30h

Período: 16/03 a 06/04/2024 NOVA DATA: 23/03 a 20/04/2024 (no dia 30/03 não haverá aula devido a Semana Santa)

Professor(a): Ernando Passos

Informações em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-marco

Inscrição em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-marco-form

(RESULTADO AQUI)

Básico/Introdutório

Capacitar os alunos a projetar, implementar sistemas de armazenamento de dados. Isso inclui a compreensão da estruturação de informações e o uso de SQL para consultas.

Compreender os conceitos e características da modelagem de dados;

Desenvolver e dar manutenção em Modelagens de Banco de dados;

Criar e definir projetos de Banco de Dados na linguagem SQL;

Apresentar as principais técnicas para consulta e manipulação de informações em Banco de Dados.

Aprender modelagem de banco de dados e a linguagem SQL é essencial para desenvolvedores e profissionais de TI. A Modelagem cria a estrutura para armazenar dados, enquanto SQL permite a manipulação e recuperação das informações. Essas habilidades são fundamentais para a aplicabilidade em diversos sistemas computacionais que necessitam de armazenamento persistente.

• Componentes de sistemas de bancos de dados;
• Modelagem conceitual, Modelagem Lógica;
• Modelo relacional;
• Ferramentas computacionais para modelagem de Banco de Dados;
• Boas práticas em Modelagem de Banco de Dados e Normalização. Comandos de definição e manipulação de dados;
• Consultas em SQL;
• Programação de gatilhos (triggers) e funções em SQL.

Ernando Batista é formado em Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2012), possui também graduação em Engenharia de Computação pela mesma universidade (2015) e concluiu o Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2017). Atualmente, encontra-se no programa de doutorado em Ciência da Computação na UFBA, onde se dedica à pesquisa e participa de projetos relacionados às áreas de Internet das Coisas e Aprendizado de Máquina. Desde 2018, Ernando Batista exerce a função de professor do ensino técnico e superior no Instituto Federal da Bahia. Através de suas experiências, ele busca contribuir como docente nos cursos de capacitação do projeto Tomorrow.