Cursos de Capacitação - RESULTADO DAS INSCRIÇÕES - Março/2024

O Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) está com INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 17/03/2024 para os seguintes cursos de capacitação:

1-  Design Thinking / Design Sprint ministrado por Eduardo Almeida  (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)  (RESULTADO AQUI)

Data/Hora: Segunda, Quarta e Sexta das 8h às 12h

Período: 04/Mar a 15/Mar - 2024

Ementa: Fundamentos de Design Thinking; Processo de Design Thinking; Entendimento das Necessidades dos Clientes e Desenvolvimento de Soluções; Prototipação, teste e avaliação de conceitos e ideias; Projeto prático para desenvolvimento de um produto inovador utilizando os principais conceitos e ferramentas de design thinking.

2-  Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina ministrado por Marcos Vinicius Ferreira   (RESULTADO AQUI)

Data/Hora: Terça e Quinta das 8:00h às 12:00

Período: 12/Mar a 28/Mar - 2024 NOVA DATA: 21/Mar a 09/Abr - 2024

Ementa: Introdução ao Machine Learning; Aprendizado Supervisionado; Aprendizado Não Supervisionado; Avaliação e Validação de Modelos

3- Programação para Web usando Angular ministrado por Francisco Borges    (RESULTADO AQUI)

Data/Hora: Segunda, Terça e Quarta das 14h às 17h NOVO HORÁRIO: Segunda e Quarta das 14hrs às 18hrs

Período: 11/Mar a 27/Mar - 2024 NOVA DATA: 25/Mar a 10/Abr - 2024

Ementa: Overview: Arquitetura de uma solução Web; HTML /CSS/ Javascript/ Typescript; Conceito de Framework. Angular: Visão geral do Angular; Componentes - definição; Instalação e configuração do Angular; Criação de um projeto; Navegação na estrutura básica do Projeto; Criação de um componente; Interpolation; Property Binding; Event Binding; Criando uma Interface; Mocks; Formulários; Rotas; Comunicação entre componentes; Serviços; Acessando uma REST API através de um serviço. Cada tópico terá uma atividade prática relacionada.

4- Introdução à Programação em Python ministrado por Laila Mota      (RESULTADO AQUI)

Data/Hora: Terça e Quinta das 14h às 18h

Período: 12/Mar a 28/Mar - 2024 NOVA DATA: 21/Mar a 09/Abr - 2024

Ementa: Introdução à programação e Python. Variáveis, tipos de dados e operadores. Estruturas de controle de fluxo. Manipulação de dados e estruturas de dados. Funções em Python. Uso de bibliotecas Python.

5- Introdução à Internet de Hoje e do Futuro ministrado por Messias Bittencourt      (RESULTADO AQUI)

Data/Hora: Sábado das 9h às 17h

Período: 16/Mar a 6/Abr - 2024 NOVA DATA: 23/03 a 20/04/2024 (no dia 30/03 não haverá aula devido a Semana Santa)

Ementa: Introdução às redes de computadores. As camadas de rede da arquitetura TCP/IP: Física, Enlace, Redes, Transporte e Aplicação. Laboratório de redes: ferramentas de análises e desenvolvimento. Redes de hoje e do amanhã: Conceitos introdutórios à Internet das Coisas, Redes 5G, Redes Sociais.

6- Banco de Dados para Iniciantes ministrado por Ernando Passos     (RESULTADO AQUI)

Data/Hora: Sábado das 9:00h às 16:30h

Período: 16/Mar a 06/Abr - 2024 NOVA DATA: 23/03 a 20/04/2024 (no dia 30/03 não haverá aula devido a Semana Santa)

Ementa: Componentes de sistemas de bancos de dados. Modelagem conceitual, Modelagem Lógica. Modelo relacional. Ferramentas computacionais para modelagem de Banco de Dados. Boas práticas em Modelagem de Banco de Dados e Normalização. Comandos de definição e manipulação de dados. Consultas em SQL. Programação de gatilhos (triggers) e funções em SQL.

Os cursos são gratuitos, com carga horária de 30 horas.

PÚBLICO-ALVO:
(esperado, mas não limitado a estes grupos)

• Estudantes universitários

• Profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação

Tais capacitações visam contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos no setor de TIC na Bahia, e potencializar carreiras para atender a demandas do mercado de trabalho.

INSCRIÇÕES:

Faça a sua inscrição através do link https://bit.ly/ufba-tomorrow-marco-form

• Fim da inscrição: 06/03/2024 INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 17/03/2024

• OBS: o curso de Design Thinking estará com inscrições abertas até o dia 29/02.
    Inscrições realizadas para este curso após essa data, serão desconsideradas)

• Resultado curso do curso de Design Thinking AQUI

• RESULTADO DOS DEMAIS CURSOS - AQUI

• Resultado da seleção:  08/03/2024

*É necessário ficar atento(a) ao e-mail, incluindo spam para garantir a matrícula*

CERTIFICADO:

Ao fim do curso, os(as) concluintes serão submetidos(as) a uma avaliação de desempenho. Receberão certificados de conclusão aqueles que alcançarem aproveitamento igual ou superior a 60% no exame avaliativo e frequência de, pelo menos, 75% das aulas presenciais.

CONTATO:

Esse programa de capacitação é parte do projeto Tomorrow do IC/UFBA:

Maiores informações e contato:  <tomorrow@ufba.br>

Coordenação: