Capacitação em A voz do Futuro: Desenvolvendo Apps Alexa para Iniciantes

Professor (a): Joselito Mota Júnior

Informações em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-fevereiro

Inscrição em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-fevereiro-form

Capacitar os profissionais ao desenvolvimento para o ecossistema Amazon Alexa utilizando as bibliotecas disponibilizadas pela Amazon, como The Alexa Skills Kit SDK para Python,  abrangendo desde conceitos básicos até a construção de apps para utilização real.

Entender os conceitos básicos da plataforma Alexa

Configurar o ambiente de desenvolvimento Python para criação de apps

Apresentar a biblioteca Alexa Skills Kit (ASK) para Python e sua estrutura de desenvolvimento

Criar habilidades básicas usando a SDK de Python

Utilizar o simulador de teste da Alexa para avaliar a confiabilidade da aplicação

Explorar recursos externos com a integração com serviços externos via HTTP(S)

Descubra o ecossistema de desenvolvimento para Amazon Alexa com a Capacitação A voz do Futuro: Desenvolvendo Apps Alexa para Iniciantes. Este curso é a porta de entrada perfeita para aqueles que desejam mergulhar na jornada rumo ao mundo do desenvolvimento para Alexa. Durante o curso você será apresentado aos fundamentos das bibliotecas de desenvolvimento, desde a configuração inicial até a construção de apps funcionais. Prepare-se para transformar suas ideias em soluções reais e embarque nesta jornada de aprendizado prático. Inscreva-se e descubra o potencial ilimitado que os dispositivos Alexa oferecem para suas aspirações de desenvolvimento.

Visão geral da plataforma Alexa. Introdução à Alexa Skills Kit (ASK) e à SDK de Python. Configuração do ambiente de desenvolvimento Python. Exploração do console de desenvolvimento da Alexa. Estrutura básica de uma habilidade Alexa em Python. Implementação de intents (intenções) e slots (espaços reservados). Teste e depuração da habilidade usando o simulador de teste da Alexa. Uso de interfaces de exibição. Integração com serviços externos via HTTP(S). Práticas recomendadas de design de voz. Testando habilidades em dispositivos reais da Alexa e publicação de uma habilidade na loja da Alexa

Joselito Mota Júnior é formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ciência da Computação com ênfase em Engenharia de Software pela mesma universidade. Pesquisador da área de Engenharia de Software com interesse em repositórios de software, detecção de defeitos, anomalias de software, rotulações de issues e análise de sentimentos. Alguns de seus trabalhos foram premiados em competições científicas (2o lugar no CTIC/CSBC 2020) e eventos (com “best paper award” no VEM/CBSoft 2019). Além de experiências acadêmicas, o professor possui atuação profissional de longa data como Engenheiro de Software Web e Mobile. Atualmente é doutorando no programa de pós-graduação em Ciência da Computação na UFBA com dedicação e participação no grupo de pesquisa ARIES LAB contribuindo para a construção de pesquisas na área de Engenharia de Software.