Capacitação em Pensamento Computacional

Básico/Introdutório

Conceitualizar, contextualizar e exercitar o Pensamento Computacional

•  Conhecer diferentes visões sobre o significado do Pensamento Computacional
  • Compreender a forma como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incorpora o Pensamento Computacional na educação básica
  • Desenvolver o pensamento algorítmico através de práticas

Pessoas de qualquer área de conhecimento que saibam usar o mouse e o computador, que estejam interessadas em compreender o que é o pensamento computacional e como essa disciplina pode ser incorporada na educação básica em um contexto interdisciplinar. Por exemplo, este curso é ideal para professores da educação básica e estudantes de licenciatura de qualquer área de conhecimento.

O pensamento computacional é uma disciplina voltada para o desenvolvimento de habilidades centrais para a educação em computação, que já estão incorporadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que, portanto, estão sendo incorporadas na formação de jovens do ensino básico no Brasil. A disciplina tem ênfase no exercício do pensamento algorítmico para resolução de problemas em diversas áreas de conhecimento. Compreender a função do Pensamento Computacional, seus conceitos básicos e exercitar estes conceitos é importante para a formação na educação básica nos dias atuais.

Conceitualização do pensamento computacional. O pensamento computacional e a BNCC. Elementos do pensamento computacional: decomposição, abstração, reconhecimento de padrões, algoritmos. Algoritmos: entrada, processamento e saída. Elaboração de algoritmos com uma linguagem baseada em blocos. Expressões lógicas e aritméticas, estruturas de decisão, estruturas de repetição.

José Amancio desenvolve trabalhos na área de educação em computação através de projetos de pesquisa e extensão. Tem uma parceria com a Prefeitura do município de Piritiba-Ba, onde realiza formação em Pensamento Computacional para alunos da rede pública de ensino. Em reconhecimento a este trabalho, José Amancio recebeu título de Cidadão Piritibano, concedido pelo poder legislativo municipal. Atualmente, outras parcerias estão sendo construídas para incorporação da formação em pensamento computacional em outros municípios do estado da Bahia. Nesta área, já realizou trabalhos também com a Secretaria de Educação do Estado (SEC) e com outras instituições.
José Amancio é professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. É doutor em Ciência da Computação e realiza pesquisas na área de Engenharia de Software e Educação em Computação. Coordena um projeto de extensão com ênfase em aplicação do Pensamento Computacional para jovens da rede pública de ensino, na educação básica.