Capacitação em Introdução à Programação com Python para Meninas

Informações em:

Inscrição em:

Básico/Introdutório

Desenvolver o raciocínio lógico através da criação de programas para resolução de problemas utilizando a linguagem Python.

Introduzir conceitos básicos de desenvolvimento de algoritmos e programas; Propiciar uma base sobre a lógica de resolução de problemas; Construir habilidades que permitam desenvolver soluções práticas através de programas na Linguagem Python.

Estudantes do sexo feminino, cursando o Ensino Médio ou matriculadas em cursos de nível superior.

Python é uma linguagem de programação simples, fácil de aprender e usar. Ao mesmo tempo, é uma linguagem de programação poderosa, que permite o desenvolvimento de aplicações em diversos domínios, incluindo Jogos, aplicações Web, Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Programar em Python pode abrir portas para diversos desafios transversais a todas as carreiras da Sociedade da Informação.

Introdução aos princípios de programação: entendimento de algoritmos e desenvolvimento de programas. Apresentação dos conceitos básicos da Linguagem Python. Construção de programas utilizando conceitos e comandos da linguagem: variáveis e atribuição, operadores aritméticos, comandos de seleção if-else/elif, comandos de repetição while/for, noções de listas e matrizes.

Christina von Flach é Professora DE do Instituto de Computação da UFBA desde 1990. Têm experiência de ensino na graduação e pós-graduação, incluindo disciplinas de programação. Seus interesses de pesquisa incluem aspectos sócio-técnicos de ecossistemas de software livre, evolução de software, sustentabilidade de software, linguagens de programação e ciência aberta. Foi a primeira Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFBA, conceito 5, de 2014 a 2017. Orientou dezenas de trabalhos de doutorado, mestrado e graduação na UFBA. Publicou mais de 100 artigos científicos em eventos e periódicos qualificados, em temas relacionados a Software. Ama poesia e música e diverte-se ao programar.