Capacitação em Inteligência Artificial para Iniciantes

Informações em:

Inscrição em:

Básico

Ao ter um entendimento da IA, pessoas de diferentes áreas podem colaborar mais efetivamente com profissionais da área de computação. Isso pode ser útil em situações de trabalho em equipe, onde a IA está sendo aplicada, permitindo uma comunicação mais clara e uma compreensão compartilhada dos desafios e possibilidades da tecnologia.

Ao final do curso, espera-se que os alunos identifiquem oportunidades de aplicação da IA em diferentes contextos, além de explorar novos modelos de negócios baseados em IA.

Este curso é ideal para profissionais e/ou estudantes de diferentes áreas que não possuem conhecimentos em IA.

Um curso introdutório de Inteligência Artificial (IA) pode ser extremamente útil porque a IA está se tornando cada vez mais relevante em diversas áreas, como saúde, finanças, marketing, transporte, educação e outras.
Ao entender os conceitos introdutórios da IA, as pessoas podem se beneficiar de várias maneiras, aprendendo terminologias e aplicações essenciais para compreender melhor o impacto e o potencial da IA em suas áreas de interesse.

Introdução a IA. Fundamentos da IA e do Aprendizado de Máquina. Implementação de projetos simples de IA. Essa ementa é suficiente para os alunos obterem uma visão geral dos principais conceitos da IA, explorando seu potencial e as implicações éticas. Além disso, as atividades práticas fornecerão aos alunos a oportunidade de experimentar e implementar projetos de IA visando reforçar a compreensão dos conceitos discutidos durante o curso.

Professora Adjunta do Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), supervisionando estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC/USP), com parte de suas pesquisas desenvolvidas na Universidad de Granada, Espanha, e na McGill University, Canadá. Possui experiência em Inteligência Artificial (IA) Teórica e Aplicada, com foco especial na construção de sistemas inteligentes de tomada de decisão sob incerteza. Atualmente, é coordenadora da Comissão Especial de Inteligência Artificial (CEIA) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), cujo objetivo é reunir pesquisadores que desenvolvem e promovem a pesquisa em IA no Brasil. É também pesquisadora associada do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), orientadora do MBA em IA e Big Data do ICMC/USP, coordenadora institucional da Rede de Referência de Inteligência Artificial do Estado da Bahia (projeto BAH.IA), e pesquisadora do Department of Reproductive Biology, Center for Regenerative Medicine, National Center for Child Health and Development Research Institute (Tóquio-Japão).