CURSOS DE CAPACITAÇÃO - INSCRIÇÕES ABERTAS - DEZEMBRO/2023

O Instituto de Computação da UFBA busca contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos para o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Bahia, potencializando carreiras para atender a demandas da sociedade. Assim, o IC promove um programa de capacitação em TIC, com o oferecimento de cursos gratuitos, com carga horária de 30 horas (e emissão de certificado), realizados na modalidade remota.

Neste mês de Dezembro/2023 os cursos serão realizados virtualmente (consulte mais informações abaixo)

A próxima etapa do programa de capacitação em TICs abre inscrições, até 26/11/23 para 5 cursos, descritos a seguir, ministrados por professores e professoras com ampla experiência em suas áreas de atuação.

As aulas iniciam a partir do dia 01 de Dezembro de 2023.

1 - Inteligência artificial para iniciantes ministrado por Tatiane Nogueira Rios   RESULTADO AQUI!

Data/Hora: Sexta, Terça, Quarta e Quinta das 9h às 17h

Período: 01/Dez a 07/Dez

Ementa: Introdução a IA. Fundamentos da IA e do Aprendizado de Máquina. Implementação de projetos simples de IA. Essa ementa é suficiente para os alunos obterem uma visão geral dos principais conceitos da IA, explorando seu potencial e as implicações éticas. Além disso, as atividades práticas fornecerão aos alunos a oportunidade de experimentar e implementar projetos de IA visando reforçar a compreensão dos conceitos discutidos durante o curso.

Pré-requisito: Sem Pré-requisitos

2 - Introdução a Segurança De Redes ministrado por Bruno Pereira   RESULTADO AQUI!

Data/Hora: Segunda à Quinta das 8:00h às 11:00h

Período: 04/Dez a 14/Dez

Ementa: Introdução às redes de computadores - As camadas de rede: Física, Enlace, Redes, Transporte e Aplicação. Introdução a segurança em redes- Teoria/Prática: criptografia, troca de chaves, segurança de e-mails e web, técnicas de hacking e de anti-hacking.

Pré-requisito: Conhecimentos básicos sobre redes de computadores

3 - Visão Artificial na Prática ministrado por Luciano Rebouças

Data/Hora: Segunda à Quinta das 8h às 13h e Sexta das 8h às 12h

Período: 18/Dez a 22/Dez

Ementa: Calibração de câmera e matrizes fundamentais, aquisição de dados por câmeras, tipos de câmeras; sistemas de reconhecimento de objetos em imagens: classificação e detecção; curadoria de datasets; construção de um sistema simples de detecção de objetos; detecção utilizando o Yolo.

Pré-requisito: Estudantes de computação ou engenharia, profissionais que trabalhem com sistemas computacionais.

4 - Introdução à Programação em Python ministrado por Karl Aguero   RESULTADO AQUI!

Data/Hora: Segunda à Sábado das 8h às 12h

Período: 11/Dez a 16/Dez

Ementa: Introdução à linguagem de programação Python. Entradas e saídas. Variáveis e expressões aritméticas. Estruturas de seleção e repetição. Funções. Listas. Strings. Matrizes.

Pré-requisito: Sem Pré-requisitos

5 - Introdução à Agrupamento de Dados com implementações em R ministrado por Pablo Andretta Jaskowiak   RESULTADO AQUI!

Data/Hora: Segunda à Quinta das 18h às 21h

Período: 11/Dez a 21/Dez

Ementa: Aprendizado de Máquina Supervisionado vs Aprendizado de Máquina não Supervisionado. Conceitos gerais de agrupamento de dados. Algoritmos de agrupamento particional (k-means e k-medoids) e baseados em densidade (DBSCAN). Algoritmos de agrupamento hierárquicos aglomerativos (single, complete e average linkage) e divisivos. Construção e interpretação de dendrogramas. Medidas de (dis)similaridade e distância. Técnicas de validação de agrupamentos: critérios internos, relativos e externos. Determinação do número de grupos. Conceitos básicos da linguagem de programação R. Bibliotecas para agrupamento de dados em R. Utilização das técnicas e métodos em bases de dados sintéticas e reais.

Pré-requisito: Qualquer pessoa com noções básicas de programação em alguma linguagem

Os cursos são gratuitos, com carga horária de 30 horas, e serão realizados remotamente.

PÚBLICO-ALVO:
(esperado, mas não limitado a estes grupos)

• Estudantes universitários

• Profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação

Tais capacitações visam contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos no setor de TIC na Bahia, e potencializar carreiras para atender a demandas do mercado de trabalho.

INSCRIÇÕES:

Faça a sua inscrição através do link: https://bit.ly/ufba-tomorrow-dezembro-form

Início: 23/11/2023

*É necessário ficar atento(a) ao e-mail, incluindo spam para garantir a matrícula*

CERTIFICADO:

Ao fim do curso, os(as) concluintes serão submetidos(as) a uma avaliação de desempenho. Receberão certificados de conclusão aqueles que alcançarem aproveitamento igual ou superior a 60% no exame avaliativo e frequência de, pelo menos, 75% das aulas presenciais.

CONTATO:

Esse programa de capacitação é parte do projeto Tomorrow do IC/UFBA:

Maiores informações e contato:  <tomorrow@ufba.br>

Coordenação: