INFO
Curso: Robótica para iniciantes
Carga Horária: 30h
Modalidade: Online
Turno/Horário: Segunda e Quarta | 9:00h às 12:00h
Período: 06/11/23 a 04/12/23
Professor (a): Andrique Amorim (IFBA)
Informações e Inscrição em:
https://bit.ly/ufba-tomorrow-novembro
NÍVEL DO CURSO
Básico/Introdutório
OBJETIVOS DO CURSO
Apresentar os conceitos fundamentais da robótica.
QUEM PODE FAZER ESTE CURSO?
Qualquer pessoa interessada em conhecer a área de robótica com conhecimentos básicos de algoritmos e lógica de programação (se possível, que tenha cursado qualquer disciplina de linguagem de programação).
POR QUE DEVO FAZER ESTE CURSO?
A robótica é uma tecnologia emergente que tem se tornado elemento praticamente obrigatório nas escolas modernas devido à sua possibilidade de atuação em diversas dimensões e áreas da sociedade atual, propiciando modificações nas atividades do dia a dia bem como influenciando no surgimento de novas práticas construtivas em benefício de setores comerciais, industriais, educativos, médicos etc. O curso envolve conceitos teóricos da robótica, além de atividades práticas em um simulador 3D com robôs virtuais que podem ser programados para navegação e exploração de ambientes por meio de diversos sensores e atuadores.
EMENTA
- Histórico da robótica; uso e aplicações da robótica na sociedade moderna; principais conceitos e elementos básicos da composição e do funcionamento de robôs físicos; tipos de robôs; definição de sensores e atuadores; introdução a programação de robôs; ambiente 3D para simulação e programação de robôs virtuais; algoritmos básicos de navegação e exploração de ambientes por meio de sensores e motores; atividades práticas com resolução de problemas.
SOBRE O PROFESSOR
Andrique Amorim é Mestre em Ensino e Bacharel em Ciência da Computação pela UESB, Especialista em Robótica Educacional e em Desenvolvimento de Sistemas e atua como professor efetivo do Instituto Federal da Bahia – IFBA no Campus Jequié. Desenvolve ações e pesquisas na área de tecnologia e robótica educacional com participações em eventos científicos, além de treinar equipes de estudantes para competições de robótica nacionais e internacionais com diversas premiações e classificações para os mundiais da RoboCup no México (2012), Holanda (2013), Brasil (2014) e Austrália (2019). É coordenador e membro do comitê organizador da Competição Brasileira de Robótica – CBR desde 2013.