Modelos de Linguagem Neurais: fundamentos, tendências e aplicações

Curso: Modelos de Linguagem Neurais: fundamentos, tendências e aplicações - RESULTADO AQUI

Modalidade: Online

Turno/Horário: Segunda, Terça, Quinta e Sexta | 19h às 22h

Período: 16/09 a 27/09/2024

Professor(a): Profª Aline Paes

Informações em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-setembro2024

Inscrição em: https://bit.ly/inscrições-setembro2024-form

Intermediário

Capacitar os alunos a compreender, desenvolver e aplicar modelos de linguagem baseados em redes neurais, proporcionando uma base em conceitos fundamentais, técnicas de modelagem, treinamento e avaliação, além de explorar aplicações práticas em processamento de linguagem natural (PLN) e inteligência artificial. O curso visa preparar os alunos para utilizar essas tecnologias de maneira eficaz em diversos contextos, desde pesquisa acadêmica até soluções industriais.

Compreender os fundamentos teóricos: ensinar os princípios subjacentes às redes neurais e como elas são aplicadas para o aprendizado de representações de palavras e textos, incluindo conceitos como embeddings, redes neurais recorrentes (RNNs), transformers, entre outros. Desenvolver habilidades práticas: Capacitar os alunos a treinar e ajustar modelos de linguagem utilizando ferramentas e frameworks populares como Hugging Face. Explorar técnicas avançadas: Introduzir os alunos às técnicas avançadas em modelos de linguagem, como pré-treinamento e fine-tuning de modelos como BERT. Explorar modelos de linguagem de larga escala como llama e GPT, bem como seus agentes de conversação e técnicas de prompt e RAG. Apresentar brevemente modelos de linguagem utilizados para vocabulários não textuais. Avaliar modelos de linguagem: Ensinar métodos de avaliação de desempenho de modelos de linguagem, incluindo métricas de qualidade, eficiência computacional e ética em IA. Aplicar em contextos reais: Incentivar os alunos a aplicar os modelos de linguagem em problemas reais, como tradução automática, análise de sentimentos, geração de texto, e outras tarefas de processamento de linguagem natural. Desenvolver pensamento crítico sobre IA: Estimular a reflexão crítica sobre as implicações sociais, éticas e técnicas do uso de modelos de linguagem neurais, incluindo questões de viés, privacidade e impacto no mercado de trabalho.

Impulsionar a carreira na era da inteligência artificial: Em um mundo onde a inteligência artificial e o processamento de linguagem natural (PLN) estão transformando indústrias, em particular com o advento dos modelos de linguagem, neurais, chatbots,  e ferramentas de geração automática de texto. Assim, ter uma compreensão profunda de modelos de linguagem neurais é uma habilidade altamente valorizada. Este curso oferece a oportunidade de mergulhar em uma das áreas mais inovadoras e dinâmicas da IA, preparando o aluno para desenvolver projetos e inovações em tecnologia. Oe curso não apenas ensinará a usar ferramentas e técnicas, mas também incentivará uma abordagem conceitual, crítica e inovadora. O aluno entenderá os desafios a serem explorados nas fronteiras da modelagem de linguagem, abrindo portas para pesquisa acadêmica ou desenvolvimento de produtos que podem definir o futuro da comunicação e do processamento de informações. O curso também abordará questões éticas e sociais relacionadas ao uso de modelos de linguagem, como o viés algorítmico e a privacidade dos dados, permitindo que o aluno não só desenvolva tecnologias avançadas, mas também faça isso de maneira responsável, ajudando a moldar um futuro onde a IA beneficie a todos.