Introdução à Internet de hoje e do Futuro

Curso: Introdução à Internet de hoje e do Futuro

Turno/Horário: Sextas-feiras 8h30 às 11h30 e 12h30 às 15h30

Período: 07/07/2023 a 28/07/2023

Professor (a): Bruno P. Santos (IC/UFBA).

Informações e Inscrição em:

bit.ly/ufba-tomorrow-julho

Básico/Introdutório.

Este curso tem como objetivo proporcionar uma introdução aos protocolos de comunicação utilizados em redes de computadores, sua arquitetura organizacional e a Internet do Futuro.

Objetivos Específicos:

• Abordar as funcionalidades dos protocolos da Internet, bem como sua especificação, verificação, implementação e desempenho.
  • Discutir como os protocolos trabalham em conjunto para oferecer serviços mais complexos.
  • Abordar aspectos relacionados às arquiteturas de rede
  • Realizar laboratórios de experimentos para consolidar os conceitos de rede apresentados
  • Fomentar a curiosidade e interesse sobre as redes de computadores

• Estudantes em nível médio, técnico ou graduação que tenham afinidade com a área de tecnologia e que já conheçam o básico de estruturas de dados, algoritmos e sistemas operacionais.
  • Pessoas já graduadas ou profissionais que entendam de tecnologia e tenham base em computação e telecomunicações.

Você já se perguntou o que faz a Internet funcionar?

Ou o que acontece ao apertar o botão de chamada do seu smartphone?

Ou o que está por trás das redes sociais?

Quer adquirir este tipo de conhecimento que lhe permita entender e possivelmente implementar a Internet?

Se sim, este é o curso certo para você!

Introdução às redes de computadores. As camadas de rede: Física, Enlace, Redes, Transporte e Aplicação. Laboratório de redes: ferramentas de análises e desenvolvimento. Redes de hoje e do amanhã: Conceitos introdutórios à Internet das Coisas, Redes 5G, Redes Sociais.

Bruno é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia, desde 2022. É Mestre e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015 e 2019). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012). Foi professor no Departamento de Computação e Sistemas da Universidade Federal de Ouro Preto (2019-2022). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, redes de sensores sem fio, Internet das Coisas (IoT), computação móvel / ubíqua, fusão/análise de dados, Modelagem Computacional para CAD (Computação de Alto Desempenho), processamento paralelo (GPU, MPI, OpenMP). Atua ativamente no desenvolvimento de técnicas e tecnologias nas áreas de interesse.